Total visualizações

20 novembro 2017

Fernando Pessoa e eu -"o que fui [...) o que só hoje sei que fui" - 5

Quando era mais nova, tinha muito o hábito de perder lápis e canetas na escola, pelo que a minha mãe me punha de castigo pelos dias que correspondessem aos lápis que tinha perdido. Proibia-me de ver televisão e de brincar com as minhas irmãs, mas eu tinha outra forma de me divertir: os livros. Este método resultou até a minha mãe se aperceber, e me proibir, também, de ler enquanto estava de castigo.
Os livros têm sido sempre um refúgio para mim - agora são livros policiais e se ficção científica; na infância, eram livros de contos de fadas (literalmente).


Era uma coleção de mais de 150 livros sobre duas meninas, a Cristina e a Raquel, que ajudavam fadas a cumprirem as suas missões - nunca cheguei a completar a coleção inteira. Porém, mesmo com os relativamente poucos 30 livros que consegui ter, fazia o que chamava "Concurso de Beleza": naquelas noites em que me era difícil adormecer (foram demasiadas), pegava nos meus livros, num papel e numa caneta e estabelecia parâmetros que as fadas tinham de cumprir para poderem ganhar o concurso. Passava horas nisto, e embora tenha feito este concurso imensas vezes, ganhava sempre a mesma fada.
                                                                                                                     Filipa Tavares, n°9, 12°A

Sem comentários: