Total visualizações

20 novembro 2017

Fernando Pessoa e eu - "O que fui [...] o que só hoje sei que fui" - 1

Julgavam que o 12ºB ficava sem resposta? Nem pensar...Vamos começar a publicação dos textos do 12º A de memória e reflexão sobre a infância. Para breve, a reportagem fotográfica (de arrasar!).

A minha paixão pelo futebol não é recente, vem de quando tinha apenas 5 anos.
Lembro-me de ir com o meu pai ao café ver os jogos, e apesar de não perceber o jogo ou as suas regras na altura percebia a vibração que era transmitida aos adeptos, a felicidade quando havia golo, a euforia de uma vitória, a tristeza de uma derrota, os palavrões que saíam depois de um erro do árbitro, a festa de celebração de um título, tudo isso era mágico. 
Apesar de não ter jeito na época, e ainda hoje, ia todos os dias jogar à bola com duas pessoas, que hoje considero os meus melhores amigos, e tê-los conhecido pode não ter sido só pelo futebol, porque hoje não me consigo lembrar de como nos conhecemos, simplesmente tenho a sensação de que eles estão aqui desde sempre, mas sem dúvida que o futebol foi fundamental para nos unirmos.
Para a maioria das pessoas o futebol trata-se apenas de 22 jogadores a correr atrás de uma bola, mas eu desde pequeno que vi mais além, na época não percebi, mas hoje vejo que foi dali que surgiu o bichinho.
Apesar de nunca ter tido jeito para o desporto sempre o amei, da mesma maneira que amo o meu clube o Sporting C.P. que desde pequeno me inspirou paixão; e foi o futebol que me ajudou a passar por momentos menos bons, mas isso fica para outra história.
Gonçalo Lucas n°11 12°A

3 comentários:

Anónimo disse...

Poema que têm como glosa o poema "Aniversário" de Álvaro de Campos

Dia de anos desde 1999

No dia em que festejava os meus anos
era um dia tal como os outros
juntava-se a família em casa
para se comer uns bolos.

Havia sempre bolos diferentes
feitos pela minha mãe,
com os meus irmãos lá em casa
os meus pais e avós também.

Eram dias felizes sem grandes festas
apenas para a família
os meus primos quase nunca foram
no dia em que festejava os meus anos.

Agora já com os meus amigos ao barulho
nesse dia ninguém dorme a cesta,
hoje continuo a fazer anos
fazemos todos uma grande festa.

Pedro Rodrigues 12ºB

Anónimo disse...

O Meu Aniversário

No tempo em que festejavam o dia dos meus anos,
Eu e todos os que me rodeiam eram felizes.
Nas noites, na sala do costume, era habitual estarmos ali presentes e,
Assim como eu, pais e irmão estavam alegres, certamente.

No tempo em que festejavam o dia dos meus anos,
Eu queria sempre o pequeno e possível.
Parecia ser inteligente para entre a família,
Por esperar, ingenuamente, o que anseio
O que sonho, o que desejo.

Sim, o que fui de suposto a mim-mesmo,
O que fui de brincar e soltar gargalhadas,
De saltar e correr pela casa.
O que fui de apagar as velas com um enorme sopro,
O que fui de aprender com os meus ingénuos erros.
O que fui é algo que ainda hoje sei que fui...
O tempo em que festejavam o dia dos meus anos!

O que sou hoje é como a chama da pequena vela do bolo,
Quente e que ilumina os meus desejos.
O que sou hoje é terem cuidado de mim
É ter convivido com novas caras,
É estar eu sobrevivente e dar sempre mais um passo em frente.

No tempo em que festejavam o dia dos meus anos...
Esse caloroso e temporário tempo!
Nele reside a vontade de que fosse para sempre.
Acordar e puder não apenas relembrar esse momento,
Como também revive-lo novamente.

Vejo tudo outra vez com uma nitidez que me cega para o que há aqui...
Da escura e profunda escuridão, do pouco que as velas iluminavam,
Reluzia sempre o bolo, os pratos, os sorrisos, a felicidade.
No tempo em que festejavam o dia dos meus anos...

Hoje ainda faço anos.
Somam-se-me dias.
Serei velho quando o for.
Mas por agora, ficarei feliz e contente
Por puder aproveitar este dia mais uma vez!...

O tempo em que festejavam o dia dos meus anos!...

-Samuel Ventura | 12ºB

Noémia Santos disse...

Obrigada, Pedro e Samuel

Estão muito bem.
Vou só publicar os outros trabalhos, em prosa, e depois junto todos os do Aniversário, em que os vossos se incluem.