Total visualizações

21 setembro 2017

+ Portugal



Segundo a crónica “Ser Português é Difícil”, de Miguel Esteves Cardoso, os portugueses têm algum medo de ser portugueses. Os portugueses têm o defeito de querer pertencer ao maior e melhor país do mundo mas se lhes perguntarem qual é atualmente o melhor e maior país do mundo não sabem responder. Na sua opinião, os portugueses têm vergonha, culpa, nojo, medo de o serem, mas também não querem ser outra coisa. O autor considera que só custa ser português por não ser o melhor do mundo e que o verdadeiro patriotismo é aquele de quem acredita que Portugal podia ser ou foi o melhor país do mundo.
O autor diz que ser português é difícil porque o resto do mundo não compreende que os portugueses são especiais e diferentes. O cronista considera que o resto do mundo acredita que o mundo seria exactamente o mesmo sem os Portugueses. Para o resto do mundo, os feitos dos Portugueses não pertencem à história fundamental do Universo. Os outros países ficam espantados quando se conta um feito português, até lhes custa a acreditar.
O cronista afirma ainda que continuar Portugal não é uma ação delicada ou tarefa que exija o sacrifício de todos. É simplesmente continuar a barafustar e a apontar defeitos de tudo e de todos. Continuar Portugal é acreditar que a vida seria pior sem ele, que seria pior se fossem de outro país, e acreditar na diferença que faz a sua maneira de ser, o serem portugueses.

João Cabaça
12ºA (AS.)

Sem comentários: