Total visualizações

21 setembro 2017

Orações...

Palavras, frases...para que as queremos?
Podem agora publicar as vossas frases subordinadas substantivas e adjetivas, para termos uma boa bateria de exemplos.Para os mais esquecidos, fica o quadro a ter no caderno ...
Conhecimento explícito da língua portuguesa
Quadro-síntese da SUBORDINAÇÃO
Frase subordinante – parte da frase complexa que exclui todas as subordinadas nela encaixadas
Ex. O rapaz que conheci na praia estuda na tua escola
(subordinante: “O rapaz estuda na tua escola”
Frase subordinada – frase encaixada em outras frases. A frase subordinada é elemento constitutivo de outra frase. Pode preencher a função sintática de sujeito, complemento ou modificador (do nome, do grupo verbal ou da frase)
Frases subordinadas substantivas
Subordinada substantiva completiva
A Joana disse que não vinha à aula.
Subordinada substantiva
relativa sem antecedente
Quem semeia ventos colhe tempestades.
Frases subordinadas adjetivas
Subordinada adjetiva relativa com antecedente
explicativa
O aluno, que sempre teve boas notas, ganhou uma bolsa de estudo.
restritiva
Os escritores que foram premiados são muito jovens.
Subordinada adjetiva Gerundiva
(quando desempenham a função de modificadoras do nome)
Os manuais apresentando erros não devem ser adotados
Frases subordinadas adverbiais
Subordinada adverbial temporal
Quando tocou para a saída, todos ficaram na sala.
Subordinada adverbial causal
O professor adiou o teste, porque os alunos não estavam preparados.
Subordinada adverbial concessiva
O Pedro não é capaz de pedir nada, embora precise de ajuda.
Subordinada adverbial consecutiva
Falou tão depressa que não percebemos nada.
Subordinada adverbial comparativa
O Pedro escreve tão bem como fala.
Subordinada adverbial final
Fica connosco para podermos falar da viagem.
Subordinada adverbial condicional
Ficava muito contente se acabasses o trabalho a horas.

  • Entretanto usem o CADERNO DE ATIVIDADES (páginas indicadas em aula).

  • Atenção: ver as soluções só depois de ter as respostas concluídas.

11 comentários:

Anónimo disse...

Orações subordinadas substantivas completivas
- O Manuel referiu que o poço secou.
- O Carlos disse para irmos para a aula.
- Perguntei à Felizbela se ela gostava de gelado.
- Eu pensava que já tinha pago os livros.
- O meu pai disse à minha irmã para ir estudar.

Orações subordinadas adjetivas relativas (explicativas e restritivas)
- O António, que é meu primo, joga futsal.
- A escola onde eu andei incendiou-se.
- A minha mãe, que nasceu em Viseu, já não tem sotaque.
- A caneta que eu comprei não escreve bem.
- O festival onde muitas bandas atuaram terminou ontem.

Fátima Santos, nº8, 12ºA
Filipa Tavares, nº9, 12ºA

Anónimo disse...

Orações subordinadas substantivas:
- Foi uma boa surpresa que ele tivesse participado no jogo.
- Agrada-me a ideia de que para o ano vá para a faculdade.
- É possível que no domingo chova.
- Ele está consciente de que as tarefas são exigentes.
- A Ana gostava de ir à praia no domingo.

Orações subordinadas adjetivas (explicativas e restritivas):
- A Ana, cujo pai trabalha muito, está na minha turma.
- Os artigos que têm defeitos serão rejeitados.
- Os árbitros, que se mostravam preocupados, anularam o jogo.
- Os jogadores que reclamam muito com os árbitros levam amarelo.
- Os ananáses que vêm da Madeira são os mais doces.

12ºA
Maria Nazaré, nº 17
Mariana Canhoto, nº 19

Anónimo disse...

Orações substantivas completivas:
-As pessoas não estavam à espera que chovesse.
-Perguntei ao João se ele ia ao cinema.
-Li as regras do jogo para aprender a jogar.
-A atitude dele levou a que fosse para a rua.
-Estamos conscientes de que temos um bom horário.

Samuel Rodrigues 12°B
Sofia Ferreira 12°B

Anónimo disse...

Orações subordinadas substantivas completivas:
- A Joana disse que hoje ia ao cinema.
- A Carolina esforçou-se para ter bons resultados.
- Perguntaram-me se já tinha lido aquele livro.
- Ela indicou-me onde podia comprar um colar como aquele.
- O António parece estar sempre com a cabeça nas nuvens.

Luana Vicente 12ºB
Márcia Assunção 12ºB

Anónimo disse...

Orações subordinadas adjetivas relativas explicativas:
- A Maria, que é minha prima, tem um carro igual ao meu.
- O João, que gosta de maçãs, é meu amigo.
- Tony Carreira, que é cantor, está envolvido em polémicas.
- A Patrícia, a qual gosta do António, é da minha turma.
- O Paulo desapareceu de casa, o que afligiu imenso a mãe.

Afonso Morgado 12ºB
Alexandra Barreto 12ºB

Anónimo disse...

Orações subordinadas adjetivas relativas explicativas:
1)Ontem, que foi o meu aniversário, recebi um cão.
2)O Pedro -rapaz da minha turma- ganhou o concurso nacional de dança.
3)A turma da minha irmã visitou o Brasil, um país muito visitado.
4)A minha avó partiu a perna (na semana passada).
5)O gato, do vizinho de trás, foi atropleado e está em coma.

Bruno Fonseca 12ºB nr5
Carolina Moço 12ºB nr6

Anónimo disse...

1- O Tiago disse para a Sofia que estava a acabar a tempo.
2- O Nuno reparou que era verdade.
3- O Tiago perguntou se eles iam apanhar o autocarro.
4- Tanto a Sofia quanto o Nuno disseram que não.
5- O Tiago foi para a paragem sozinho.

Nuno Henrique 12B
Sofia Ciriaco 12B
Tiago Almeida 12B

Anónimo disse...

*Orações subordinadas substantivas completivas

Nuno Henrique 12B
Sofia Ciriaco 12B
Tiago Almeida 12B

Anónimo disse...

Orações Subordinadas Adjetivas Relativas Restritivas
1.Os alunos que estão na sala permanecem calados.
2.As crianças cujos pais são amigáveis são mais felizes.
3.A vila onde o rapaz vive é muito longe.
4.A loja da esquina onde eu fui almoçar vende comida chinesa.
5.O jovem que comeu salada é vegetariano.

Pedro Rodrigues 12B
Samuel Ventura 12B

Anónimo disse...

5 orações substantivas:
• Ela disse que o rapaz era feio;
•A Sofia disse para lermos o livro;
•Questionei-a se comprou o bilhete para o concerto;
•A Beatriz tem a certeza de que não vai voltar para a ginástica;
•Ela estava certa de que algo ia acontecer.

5 orações adjetivas:
•A Sofia que é loira está sempre a pôr perfume;
•A Sara cujo pai trabalha no Porto é da minha turma;
•Os torreenses, que trabalham muito, recebem bem;
•A rapariga que sabe falar francês viveu em França;
•A irmã da Joana que usa óculos está sempre a dormir.

12ºA
Beatriz Alvelos e Sofia Alexandre

Anónimo disse...

Orações subordinadas adjetivas relativas restritivas
1. A ordina que vendia jornais na rua foi de férias.
2. A sala em que temos português tem o chão defeituoso.
3. O gelado cujo o sabor era de manga foi caro.
4. O cientista que estava de mente foi internado.
5. Eu li o livro que me falaste.

Diogo Cristo n°9 12°B
Henrique Santos n°10 12°B