Total visualizações

28 novembro 2016

Textos de reflexão - exemplos

APRENDER COM BONS EXEMPLOS - TEXTOS DE REFLEXÃO (Grupo III)


A vida é feita de acontecimentos incontroláveis e de consequências imprevisíveis. É, no entanto, a decisão do homem que tem mais peso nos acontecimentos que o rodeiam, mesmo que estas decisões sejam tomadas inconscientemente. Apenas podemos considerar que o destino seja o incontrolável, visto que tudo o resto é resultado da vontade própria do humano e das suas ações. Assim sendo, quase tudo o que pode acontecer a alguém é resultado uma ação própria ou de outrem.


Todos os dias tomamos milhares de escolhas, realizamos milhares de ações, muitas delas inconscientes, e todas elas irão trazer consequências, sejam boas ou más, imperceptíveis ou visíveis. Tomar esta decisão não está destinado, é resultado do livre arbítrio que simboliza a vontade e a sua racionalidade, e, portanto, o que maior influência tem em qualquer vida, seja a do homem com poder ou a do comum mortal, é a decisão, que, embora limitada pelo incontrolável, tem sempre maior força que este. Escrever este texto é um exemplo disto. Eu tenho o poder de decidir escrevê-lo, de decidir os argumentos e exemplos, de decidir o ponto de vista, sendo apenas limitado por uma má ortografia e pela falta de tempo. No entanto, todo o conteúdo deste texto é por mim decidido.


Para além disso, o que normalmente é referido como destino são consequências dos nossos atos, quando estes têm consequências imprevisíveis, seja pela atuação do incontrolável ou pela errada previsão das consequências. Mais, muitas vezes o que não controlamos é resultado da decisão de outrem, sendo, por isso, resultado, mais uma vez, do livre arbítrio do homem. Apenas algumas catástrofes naturais e as leis que governam a realidade é que não são consequências dos nossos atos. Se, certo dia, sair de casa e for atropelado por um condutor embriagado, não existe qualquer força superior em intervenção, se eu tivesse decidido ficar em casa ou o bêbado não beber, eu não teria sido atropelado.

É, portanto, a intervenção humana que mais importância tem na vida humana, sendo o destino algo abstrato e com pouca importância na vida do comum mortal; são as escolhas que têm realmente peso na sua vida e na vida dos que o rodeiam. *
eduardo sousa


*Nota: este texto foi publicado na NOGUEIRA EM REVISTA




  • Também és livre de ficar no mesmo sítio...mas, se fosse a ti, aproveitava para comentar este texto, apoiando ou refutando as ideias defendidas pelo Eduardo Sousa.

 

7 comentários:

Noémia Santos disse...

Eduardo Sousa foi aluno da nossa escola, na área de Ciências. Atualmente está na FCUL.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Boa noite stora, eu notei agora que o teste tinha versões e esqueci-me de apontar na folha de respostas. Ainda dá para resolver a situação? Caso dê, sou a Diana Franco do 12ºE e a minha versão é a 1.

Anónimo disse...

Boa noite professora, eu estava agora a ver o enunciado do teste e reparei que o teste tinha versão, durante o teste eu não reparei , como não estava na parte cima do enunciado eu pensei que não havia versões. Eu sei que foi um erro meu , mas queria pedir à professora se pedia por a minha versão, é que eu deixei a minha composição a meio e sem a escolha múltipla a minha nota fica ainda mais fraca .
A minha versão é a 1

Mariana matos 12 E

Anónimo disse...

Boa tarde, eu e a Luana não temos a certeza se escrevemos a versão.

Mariana Pereira nº17- versão 2
Luana Lopes nº14- versão 1


12ªE

Noémia Santos disse...

Como referido aos colegas que me contactaram e que - a meu pedido - informaram os colegas, como vejo, só esperarei até ao final do dia de hoje. Quem não enviar não pode ver classificada a escolha múltipla. E será mesma a última vez que tal concessão será feita.

Noémia Santos disse...

Alunos que não indicaram versão nem no teste nem aqui nem de outro modo são: Sara, Volodymyr, Diogo, Érica, Bárbara.