Total visualizações

10 junho 2016

Exame Português -12º (exercícios)



Soneto camoniano «Leda serenidade deleitosa» 
- proposta de correção das 3 questões do exercício; já sabem que não tem de ser assim...é uma hipótese de controle sobre o que fizeram.

- a pontuação apenas se refere a aspetos de conteúdo.

1.     20 pontos
• Aspetos de conteúdo (C)          12 pontos

Níveis
Descritores do nível de desempenho
Pontos
4
Caracteriza, adequadamente, a figura feminina, fundamentando com expressões textuais.
12
3
Caracteriza, de modo não totalmente completo ou com pequenas imprecisões, a figura feminina, fundamentando com expressões textuais.
9
2
Caracteriza, de modo não totalmente completo ou com pequenas imprecisões, a figura feminina, não fundamentando com expressões textuais.
OU
Caracteriza, de modo incompleto e com imprecisões a figura feminina, fundamentando com expressões textuais.
6
1
Caracteriza a figura feminina com expressões textuais.
3

Cenário de resposta
Num primeiro momento, o sujeito poético apresenta uma figura feminina alegre, serena e tão “deleitosa” que parece representar, idealmente, a perfeição do “paraíso” na terra.
Num plano mais particular, salienta a sua beleza física – o “doce riso” numa boca bonita, a pele clara e os cabelos de “ouro”. A sua “arte” e discrição fazem com que esta figura feminina tenha uma atitude (“presença”) tranquila e “graciosa”.
Ela é naturalmente “fermosa”.



2.      20 pontos
• Aspetos de conteúdo (C)          12 pontos

Níveis
Descritores do nível de desempenho
Pontos
4
Identifica, adequadamente, dois recursos expressivos e avalia de modo completo, o seu contributo para a caracterização da mulher amada.
12
3
Identifica, adequadamente, dois recursos expressivos e avalia, de modo não totalmente completo ou com pequenas imprecisões, o seu contributo para a caracterização da mulher amada.
9
2
Identifica, adequadamente, dois recursos expressivos, e avalia, de modo incompleto e com pequenas imprecisões, o seu contributo para a caracterizção da mulher amada. OU
Identifica, adequadamente, um recurso expressivo e avalia, de modo completo, o seu contributo para a caracterização da mulher amada.
6
1
Identifica dois recursos expressivos sem avaliar o seu contributo para a caracterização da mulher amada.
3

Cenário de resposta
Estão presentes a hipérbole (“Que representa em terra um paraíso;”) e a metáfora (“Entre rubis e perlas” e “Debaixo de ouro e neve”). Com o recurso à hipérbole, o sujeito poético eleva a figura feminina à categoria de um ser divino, porque ela tem o poder de criar na terra o “paraíso”. A metáfora, construída através da referência às belas pedras preciosas (“rubis”, “pérolas”) e ao ouro, enaltece a beleza extraordinária e rara da mulher amada.




3.     20 pontos
• Aspetos de conteúdo (C)          12 pontos

Níveis
Descritores do nível de desempenho
Pontos
4
Explicita, adequadamente, o motivo, tendo em conta o último terceto.
12
3
Explicita, de modo não totalmente completo ou com pequenas imprecisões, o motivo, tendo em conta o último terceto.
9
2
Explicita, de modo incompleto e com pequenas imprecisões, o motivo, tendo em conta o último terceto.
6
1
Refere, de modo incompleto e com imprecisões, o motivo, tendo em conta o último terceto.
3
Cenário de resposta
O sujeito poético sente-se “nela alegre e comedido”, porque o Amor utiliza estas “armas”, que são as qualidades excecionais da figura feminina, para o dominar (“render”) e para o tornar cativo ("prender”), fazendo-o, portanto, estar apaixonado. No entanto, e apesar de estar vencido pelo Amor, este não consegue retirar ao sujeito poético o prazer de estar enamorado por uma mulher tão excecionalmente “fermosa”.



Fonte: Areal Ed. (com cortes).

Sem comentários: