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11 fevereiro 2016

Museu


O piso 1 aborda a ascensão e queda dos fascismos e disponibiliza uma breve história de Portugal entre 1890 e 1976, mostrando igualmente exemplos do que foi a censura sobre os meios de comunicação social e a produção livreira e discográfica durante a ditadura (1926-1974). Segue-se a referência às "certezas indiscutíveis" do regime de Salazar ("Deus, Pátria e Família") e, em contraponto, a importância da imprensa clandestina, como único veículo de informações sobre o que realmente se passava no país e no mundo, assumindo a expressão livre de ideias e convicções. A clandestinidade é igualmente evocada, enquanto modo de resistência, quando todos os que não se vergavam à ditadura eram vistos e tratados como suspeitos. Do mesmo modo, ilustra-se o que foi a natureza tentacular da polícia política em Portugal e o papel dos tribunais políticos, meros executores das ordens da polícia e dos seus responsáveis.



Caricaturas de Salazar pelo pintor e cartoonista João Abel Manta

No Piso 2, ilustra-se como foram muitos e diversificados os modos de organização da resistência antifascista. Do plano individual ao coletivo, em diferentes contextos sociais, políticos e ideológicos, milhares de homens e mulheres dedicaram a sua vida ao combate contra o regime instalado em Portugal.
De modo sucinto, resume-se o funcionamento conjugado do poder policial e judicial da ditadura, mostrando as suas diferentes etapas a partir do momento em que alguém era detido.
Os processos de identificação dos presos, a natureza dos interrogatórios, geralmente violentos e de grande pressão psicológica e a utilização sistemática da tortura são outros temas abordados, mostrando-se igualmente a complexa teia de prisões e campos de concentração instalados nas diferentes colónias, para onde era frequente a deportação arbitrária dos presos.
A resistência dos homens e mulheres encarcerados sempre se exprimiu através de mil e uma maneiras, designadamente pela sua organização clandestina e pela preparação de fugas, individuais ou coletivas.
Finalmente recorda-se neste piso o isolamento prolongado em celas disciplinares ou, como foi o caso na Cadeia do Aljube, em celas de dimensões mínimas (os curros ou gavetas), que foi uma das práticas de tortura mais usada pela polícia política, tendo em vista destruir a capacidade de resistência dos presos.

Exemplo de corte aplicado pela censura
No Piso 3, o visitante pode conhecer aspetos marcantes do colonialismo, das lutas de libertação dos povos coloniais e da guerra colonial e, bem assim, da solidariedade de muitos portugueses com essa luta.
Neste piso evocam-se ainda muitos companheiros que ficaram pelo caminho, vítimas do sistema repressivo da ditadura.
A conquista da liberdade e da democracia a 25 de Abril de 1974 foi, sem dúvida, como escreveu Sophia de Mello Breyner Andresen, o dia inicial inteiro e limpo.
A exposição permanente termina com o empenhamento do Museu do Aljube na preservação e divulgação da Memória Histórica enquanto atos de Cultura e de Cidadania.



Fonte: as descrições do texto são retiradas da página do Museu - http://www.museudoaljube.pt/

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