Total visualizações

20 janeiro 2016

Gramática e borboletas

A GRAMÁTICA É TÃO BELA COM O VOO DAS BORBOLETAS...
HÁ É POUCA GENTE PARA DAR POR ISSO

(brincando com os futuristas) 

SINTAXE
DOMÍNIO – Gramática
CONTEÚDOS
- Classificação de Orações
- Funções sintáticas
SUPORTE
Gramáticas
Registos do Caderno Diário
Exercícios

1. Identifique, em cada uma das frases, a função sintática do(s) constituinte(s) sublinhado(s).

a)       Cuidado com essa jarra! Não lhe mexas!
b)       Confundiram-se-lhe as ideias naquele momento de aflição.
c)        Telefonaram-lhe a horas impróprias.
d)       Deram-te livros pelos anos?
e)       Apesar de me ralharem, os meus pais amam-me.
f)        A minha avó não me disse uma palavra de desaprovação.
g)       D. João III sucedeu a D. Manuel I.
h)       Encontrei-a, hoje, muito indisposta.
i)         Apareceram nas livrarias, esta semana, novas edições de Eça de Queirós.
j)         Uma nova geração de cientistas surgiu em Portugal.


2. Classifique cada uma das orações sublinhadas.

a)     Está um frio que queima a pele!
b)     Desde que ela chegou, tem sido uma confusão.
c)      Desde que concluas o trabalho, podes sair.
d)     O Pedro ganhou uma bolsa, o que o ajudou nos estudos.
e)     Disse tudo quanto quis.
f)      Comprei roupa nos saldos, o que me deu muito jeito.
g)     Pernoitamos onde for conveniente.
h)     Que tenhas dito isso, ofende-me.

 3. Sublinhe e classifique as orações subordinadas em cada uma das frases abaixo.
a)     O restaurante de que me falaste afinal fechou.
b)     Mia Couto diz, em abono da verdade, que é preciso resgatar a memória de África.
c)      A situação que, apesar dos esforços que foram feitos, se mantém por resolver é inaceitável.
d)     Um número de palavras, para mais ou para menos, que se desvie do proposto, será penalizado.
AEHN, PORTUGUÊS, 10º ANO
Docentes|P. Viegas, N. Santos






4 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde professora, será que poderia colocar as soluções dos exercícios? Obrigada

João Saramago disse...

Boa tarde professora, desculpe insistir mas será que poderia publicar aqui as soluções?

Unknown disse...

Eu ia agora pedir-lhe o mesmo, se for possível. Dar-me-ia muito jeito, até porque senti dificuldades a fazer o primeiro exercício.
Daniela Felismino

Noémia Santos disse...

Caros João e Liliana

Peço desculpa, mas não me lembrara de deixar as soluções, que costumo pôr nos comentários. Cá ficam.

Não se aflijam. Amanhã. deixarei os costumados minutos iniciais para algum esclarecimento.