Total visualizações

15 janeiro 2016

Frei Luís de Sousa

Cena do filme de João Botelho « Quem és tu?»

REVISÕES 
- Preparação para Exame -
Deixem os vossos textos (Grupo III) sobre «Quem é o protagonista de Frei Luís de Sousa?»

7 comentários:

Noémia Santos disse...

Agradeço que não se atrasem no envio dos textos para partilhar com os colegas. Caso contrário, deixa de ser útil. Para avaliação, só espero até 2ª feira.

Anónimo disse...

D.Manuel é a personagem principal da obra por varias razoes :
-D.Manuel de Sousa Coutinho dá o seu nome ao titulo da obra,embora com segunda identidade ,Frei Luis de Sousa ,adotado depois da sua morte social e ter ingressado na vida conventual.
-A peça é passada á sua volta , as suas fortes ações,independentes do destino,precipitam drasticamente o desenvolvimento do drama.Como exemplo disso ,Manuel ao incendiar a sua casa vê-se obrigado a viver juntamente com a sua família no palácio de D.joao de Portugal,que consequentemente causa o reencontro entre o ultimo e D.Madalena.
-A ultima decisão do drama é tomada por D.Manuel que mais uma vez controla o seu destino ,convertendo-se em Frei ,numa altura de grande agitação entre todas as personagens .

Bernardo silva
Catarina vieira
João Simões
12ºA

Anónimo disse...

No decorrer da peça a personagem D. Manuel de Sousa é apresentada como figura principal visto que esta tem um caráter inflexível,ponderado e racional, encaixando no perfil do herói clássico.
Nesta obra, Ato I Cena XII, D. Manuel incendeia a própria casa num ato patriótico de modo a impedir que os fidalgos espanhóis se alojem nesta, como se comprova na citação - "Ilumino a minha casa para receber os mui poderosos e excelentes senhores governadores deste Reino".
Já no Ato II Cena II, a personagem demonstra o carinho e afeto que sente pela filha quando a vai visitar mesmo sabendo que poderia correr perigo - "(...) hoje não tive paciência para guardar todo o dia: vim bem coberto com esta capa..."-
Em terceiro aspecto, a figura em causa aceita o hábito para se redimir aos olhos de Deus,dado que o seu casamento com D. Madalena era fruto de uma relação ilegítima ["(...) a nossa união, o nosso amor é impossível."-Ato III Cena VII- e "(...) Para nós já não há senão estas mortalhas(...). A resolução que tomámos é a única possível; e já não há que voltar atrás..." - Ato III Cena VIII].
Em suma, D. Manuel de Sousa é sem dúvida a Figura central de "Frei Luís de Sousa" pois é ele que protagoniza o ato heroico que precipita a evolução das ações e é quem mais resiste à influência do destino.

Liliana Gomes
Mamadou Diallo
Mariana Policarpo
Nuno Marques
12ºA

Ana disse...

Telmo Pais é uma personagem essencial na peça; é amo fiel de D.João de Portugal, conselheiro e confidente de D.Madalena e detentor de um amor por Maria, a quem tem bastante dedicação.
Tem o mesmo papel que o coro da tragédia grega, pois com os seus diálogos, onde constantemente relembra o passado, fornece ao leitor informações cruciais para a obra, por exemplo "Não me esqueceu uma letra daquelas palavras; e eu sei que homem era meu amo para as escrever em vão:-«vivo ou morto, Madalena, hei de ver-vos pelo menos ainda uma vez neste mundo». - Não era assim que dizia?"
Esta personagem é símbolo de patriotismo, defesa da honra e lealdade, pois nota-se que Telmo muda de opinião em relação a D.Manuel de Sousa, no início reconhecia-lhe algumas qualidades, mas não o admirava, no entanto, após D.Manuel queimar a sua casa para que não a pudessem tomar, Telmo passa a admirar a sua coragem e patriotismo.
No Final da peça depara-se com um conflito emocional, ao descobrir que o seu amo está vivo e de volta, sofre, sentindo remorsos e angústia pois percebe que já não desejava o seu regresso, sendo que agora este significa o sofrimento de Maria, por quem tem um amor maior.
Ana Alcântara
Inês Santos
João Saramago
12ºA

Noémia Santos disse...

Obrigada pelos vossos textos.

Já são uma ajuda para todos.

Registem as informações dos textos dos outros grupos que não o vosso.

Anónimo disse...

Na obra 'Frei Luís de Sousa' de Almeida Garret D. Madalena é a personagem central.
A peça inicia-se com o monólogo de D. Madalena o que dá a entender que esta vai ser uma personagem-chave no desenrolar da peça - "Madalena só, sentada junto à banca". Nesse mesmo monólogo a personagem vai dando pequenas pistas, como a comparação entre ela própria e Inês de Castro, que dão a entender o desfecho trágico da peça. - "Naquele engano d'alma ledo e cego/Que a fortuna não deixa durar muito" , "Oh! Que amor, que felicidade... que desgraça a minha!"
D. Madalena é a personagem mais emotiva e supersticiosa da obra. A acção desenrola-se em torno do seu conflito emocional - "Pois hoje é o dia da minha vida que mais tenho receado (...) faz anos que... casei pela primeira vez (...) se perdeu El-Rei D. Sebastião (...) vi pela primeira vez a Manuel de Sousa".
São as acções passadas de D. Madalena que desafiam o destino e consequentemente trazem o desfecho trágico à peça. Apesar de não se intencional, o amor que sente por D. Manuel começou quando ainda era casada com D. João do Portugal e levou ao seu segundo casamento.
O drama emocional de D. Madalena ocupa lugar de destaque na peça, desde a primeira cena, fazendo dela a figura nuclear.

Constança Branco
Daniela Felismino
12º A

Anónimo disse...

D. Madalena, mulher apaixonada, protetora, frágil e vulnerável é a figura dramática central em "Frei Luís de Sousa".
Logo desde o primeiro ato, percebemos que D. Madalena vive aprisionada no passado, não disfrutando plenamente do que o presente lhe pode oferecer.
Apesar de ter todas as condições para ser feliz: é casada com D. Manuel, tem uma filha resultante desse amor (Maria), Madalena não consegue esquecer o seu passado e parar de pensar em D. João de Portugal - "Oh que amor, que felicidade, que desgraça a minha!".
Com o decorrer da peça e à medida que o espaço se vai afunilando, o final torna-se mais evidente, ficando D. Madalena no final da peça numa situação de profunda tristeza e desespero face ao desenrolar dos acontecimentos - "E estou feita um espetáculo de dor e de espanto para o céu e para a Terra".
Assim, e dado que o estado psicológico de D. Madalena é o mais afetado durante toda a obra, concluímos que D. Madalena é a figura central em "Frei Luís de Sousa".

PS: Já que não conseguimos sublinhar o nome da peça, optámos por colocá-lo entre aspas.

André Marrucho
Daniela Dias
Doina Popov
12ºA