Total visualizações

28 outubro 2019

Frei Luís de Sousa - quem é o protagonista?

Eis os trabalhos enviados por alguns dos grupos, devidamente emendados, quanto à expressão escrita. A questão colocada: Qual é, afinal, a personagem central da obra? Por que razão?
Teremos de aprofundar o assunto em aula (5ª feira).  


Telmo Pais é uma personagem essencial na peça; é amo fiel de D. João de Portugal, conselheiro e confidente de D.Madalena e detentor de grande um amor por Maria, a quem tem completa dedicação.
Tem o mesmo papel que o coro da tragédia grega, pois com os seus diálogos, onde constantemente relembra o passado, fornece ao leitor informações cruciais para a compreensão da obra, por exemplo, "Não me esqueceu uma letra daquelas palavras; e eu sei que homem era meu amo para as escrever em vão:-«vivo ou morto, Madalena, hei de ver-vos pelo menos ainda uma vez neste mundo». - Não era assim que dizia?"

Esta personagem é símbolo de patriotismo, defesa da honra e lealdade, pois nota-se que Telmo muda de opinião em relação a D. Manuel de Sousa: no início reconhecia-lhe algumas qualidades, mas não o admirava; no entanto, após D. Manuel queimar a sua casa para que não a pudessem tomar, Telmo passa a admirar a sua coragem e patriotismo.
No final da peça depara-se com um conflito emocional, ao descobrir que o seu amo está vivo e de volta, sofre, sentindo remorsos e angústia pois percebe que já não desejava o seu regresso, sendo que agora este significa o sofrimento de Maria, por quem tem um amor maior.

Ana Alcântara
Inês Santos
João Saramago


No decorrer da peça a personagem D. Manuel de Sousa é apresentada como figura principal visto que esta tem um caráter inflexível,ponderado e racional, encaixando no perfil do herói clássico.
 Nesta obra, Ato I Cena XII, D. Manuel incendeia a própria casa num ato patriótico de modo a impedir que os fidalgos espanhóis se alojem nesta, como se comprova na citação - "Ilumino a minha casa para receber os mui poderosos e excelentes senhores governadores deste Reino".
Já no Ato II Cena II, a personagem demonstra o carinho e afeto que sente pela filha quando a vai visitar mesmo sabendo que poderia correr perigo - "(...) hoje não tive paciência para guardar todo o dia: vim bem coberto com esta capa..."-
Em terceiro aspectoAinda, a figura em causa aceita o hábito para se redimir aos olhos de Deus, dado que o seu casamento com D. Madalena era fruto de uma relação ilegítima ["(...) a nossa união, o nosso amor é impossível."-Ato III Cena VII- e "(...) Para nós já não há senão estas mortalhas(...). A resolução que tomámos é a única possível; e já não há que voltar atrás..." - Ato III Cena VIII].

Em suma, D. Manuel de Sousa é, sem dúvida, a figura central de "Frei Luís de Sousa" pois é ele que protagoniza o ato heroico que precipita a evolução das ações e é quem mais resiste à influência do destino.

Liliana Gomes
Mamadou Diallo
Mariana Policarpo
Nuno Marques


D. Manuel é a personagem principal da obra por várias razões :
- D. Manuel de Sousa Coutinho dá o seu nome ao título da obra,embora com a segunda identidade, Frei Luís de Sousa, nome adotado depois da sua morte social e de ter ingressado na vida conventual.
- A peça é passada à sua volta,  as suas fortes ações, independentes do destino, precipitam drasticamente o desenvolvimento do drama. Como exemplo disso, Manuel ao incendiar a sua casa vê-se obrigado a viver juntamente com a sua família no palácio de D. João de Portugal,que consequentemente causa o reencontro entre o último e D. Madalena.
-A última decisão do drama é tomada por D.Manuel que mais uma vez controla o seu destino, convertendo-se em frade, numa altura de grande agitação entre todas as personagens.

Bernardo Silva
Catarina Vieira
João Simões

1 comentário:

Anónimo disse...

D.João ocupa um lugar de destaque na peça “Frei Luís de Sousa”.Este, um cavaleiro da armada do reino de Portugal, deixa a sua família (mulher D.Madalena, eo seu amo Telmo) para partir para uma das demandas do reino, onde fica desaparecido durante 20 anos.
D.Madalena acaba por formar nova família e Telmo mantêm-se como servo desta.
D.João apesar de ausente durante grande parte da peça, apresenta uma grande influência no desenrolar da mesma, da maneira em que Telmo e D.Madalena não o esquecem, e os seus comportamentos e evolução enquanto personagem ao longo da peça remetem o espetador a olhar para D.João como uma personagem crucial e determinante. Exemplo disso é o facto de a peça terminar tendo D.João presente não só como memória, espaço (pelo facto de no final da peça se encontrarem em sua casa), mas também com homem real e presente devido ao seu regresso D.João vai-se apresentar como personagem chave na última cena, estando o desenrolar desta totalmente dependente do seu comportamento.

Rodrigo Gomes;João Martins;Bernardo Faustino;12ºA