Total visualizações

24 abril 2015

Memorial dos esquecidos

Preparados? 
Deixo, como prometido, uma síntese do material de apoio

Como sempre - o importante é a obra, as palavras de Saramago, a vida a saltar das páginas do livro.  (não percam tempo com inutilidades tontas que vos desacreditam enquanto  leitores!)






















"Ser livre como o vento"

A v. pedido, fica, então, uma seleção do material que vimos em aula
















23 abril 2015

É um livro - animação sobre o livro "It's a book", de Lane Smith.

Cérebro, computadores, química e + no Ciências da Língua

 Pois ...é aqui que tudo começa!


Reproduzo imagem incluída no Mural do Ciências da Língua Encontro em 
Também podem gostar e ver perfil dos oradores e textos temáticos na página oficial do Encontro As Ciências da Língua Vejam o texto de José Saramago que acompanha esta imagem.
 
Vou tentar garantir a presença dos alunos que pediram para a tarde de 5ª f. Há muita gente e a sala só leva cerca de 100 pessoas. E os inscritos para formação (profs., bibliotecários, educadores) têm de ter lugar garantido...

Um pequeno presente para os que querem ver a sessão do Eng.º Frederico Freitas, no Ciências da Língua, sobre IA, jogos, etc.

Uma preciosidade de 1982




20 abril 2015

Encontro com Escritor

12º E
A nossa aula decorre à hora normal, porque só há sessão com o escritor à tarde. 
Depois falamos.

16 abril 2015

Ciências da Língua

No seguimento do pedido de alguns de vós, republico cartaz, 
a que junto programa e sessões específicas - orador e título/tema da comunicação. 

Relembra-se que a presença de alunos é limitada aos lugares para eles reservados 
e mediante convite 



ENCONTRO AS CIÊNCIAS DA LÍNGUA
30 DE ABRIL - SESSÕES PLENÁRIAS 
AUDITÓRIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE TORES VEDRAS
1ª SESSÃO
Hora: 10h00 – 11h30

Fernando Pinto do AmaralComissário Nacional do Plano Nacional de Leitura. Poeta, ensaísta, crítico literário e professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. |Leitura e Literatura

Ana Paula Paiva – Professora de Química e Bioquímica, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa. Investigadora e supervisora de mestrados e doutoramentos| A Química na Produção e Conservação de Obras Literárias

2ª SESSÃO
Hora: 11h45-13h00

Sara Gomes AndradeProfessora bibliotecária; formadora em Ciências Documentais - Bibliotecas e Documentação. Projeto “Biblioteca 2.0: Ciberinformação”|A Promoção da Leitura no Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia.

Susana Tavares Pedro – Professora de Paleografia e Diplomática na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa|Português, língua escrita – documentos escritos mais marcantes da história da língua portuguesa.

3ª SESSÃO
Hora: 14h30-15h30
Joaquim Ferreira Neurologista. Professor de Neurologia e de Farmacologia Clínica, Diretor do Laboratório de Farmacologia Clínica/Fac. Medicina. Responsável pela Unidade de Farmacologia Clínica do Instituto de Medicina Molecular. Clínico no Centro Neurológico Sénior| Mecanismos neurológicos da linguagem.

Frederico Faria de FreitasEngenheiro Informático e mestre em Multimédia-Inteligência Artificial, pela Univ. de Lisboa, IST. Investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento|Dialogando com Computadores.

4ª SESSÃO
Hora: 16h00-17h30

Priscila Lopes NunesMestranda da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Formação no Hospital Universitário de  Hamburg-Eppendorf, Alemanha |O humor e a linguagem.

Sérgio Paulo Jorge RodriguesProfessor de Química Teórica da Universidade de Coimbra. Investigação em química teórica e computacional, e de natureza educacional. Autor de “Jardins de Cristais – Química e Literatura”*| Química na literatura para miúdos e graúdos

*Com apresentação do livro, prefácio de João Lobo Antunes, por Manuela Batista (Escola Superior Náutica), e sessão de autógrafos.

14 abril 2015

Prémio para escritor português




David Machado 

vence Prémio de Literatura 

da UE 2015

O escritor David Machado foi hoje anunciado como um dos vencedores do Prémio Literário da União Europeia de 2015 com o «Índice Médio de Felicidade» (Dom Quixote, 2013).

"A Comissão Europeia anunciou os vencedores durante a Feira do Livro de Londres. Este prémio consagra novos ou emergentes autores na Europa e está aberto a países que participam no programa Europa Criativa, programa de financiamento da UE para os sectores culturais e criativos.
«Trata-se de um romance cujo protagonista sofre os efeitos da crise que se abate sobre Portugal e a Europa, mas não desiste de lutar por um futuro digno para si e para a sua família.
 (...)
De referir que os autores do prémio são nomeados anualmente por júris nacionais seleccionados.
Cada premiado recebe 5.000 euros e beneficia, não só de uma maior promoção e visibilidade internacional, como do incentivo para concorrer às subvenções da tradução literária.
Desde o lançamento do prémio em 2009, o programa «Cultura» da UE (2007-2013) e o programa Europa Criativa (2014-2020) concederam apoio a 203 traduções em 20 línguas diferentes, das 56 obras vencedoras."
Fonte:  http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=768596

 David Machado, em 2014, numa iniciativa da BIBLIOTECA MUNICIPAL esteve com alunos da nossa escola que tinham lido o DEIXEM FALAR AS PEDRAS


07 abril 2015

as razões das coisas

Voltamos aos temas para reflexão, neste caso sobre EDUCAÇÃO. 
Para:
- Ler, pensar e escrever sobre o assunto, com tomada de posição/expressão de opinião (até 22 de abril)
- Debater em aula

«O país que é habitualmente apontado como exemplo no campo da educação, a Finlândia, prepara-se para mudar, a partir de 2016, o seu sistema de ensino de modo a adaptar a escola a um “mundo que está a mudar a grande velocidade”, indicou ao PÚBLICO a directora do Conselho Nacional de Educação finlandês, o organismo que está a elaborar o novo currículo nacional para a escolaridade obrigatória.»


"Um dos professores explica ao investigador aquilo que considera importante na educação dos jovens: Compreender as razões por detrás das coisas, ler, sonhar, falar, encontrar soluções por si próprio. (...) As salas de aula (...) são pequenas, as turmas têm cerca de 20 alunos e o ambiente é íntimo e relaxado, com as crianças a tratar os professores pelo primeiro nome. Há menos aulas expositivas durante o dia e mais tempo para actividades de projecto e para aprofundar as aprendizagens. "


«— Para verificar a qualidade da água, eles fizeram coleta e levaram até o laboratório e, nesse meio tempo, também usaram ferramentas da geografia para entender a densidade demográfica do entorno. Uma coisa vai levando à outra — conta Inez. — Quando trabalhamos assim, pensamos em problemas e onde fica a chave para respondê-los. Fazemos um caminho em que os alunos vão até o conhecimento.
O Colégio QI usa artifícios semelhantes no projeto “QI Ambiental", em que os jovens produzem projetos que vão de uma casa sustentável a sistemas de reaproveitamento de água. Tudo isso através de atividades que associam várias disciplinas.»

Ver Artigo de O GLOBO completo


Créditos das imagens - Jornal PÚBLICO (cf. segundo artigo)

03 abril 2015

Oliveira-cinema e literatura






Manoel de Oliveira (1908-2015) nos seus filmes valorizou, como poucos, a palavra e a literatura.

Deixo alguns exemplos de obras deste cineasta português que traduzem esta ligação entre cinema e literatura
1974 - Benilde ou a Virgem Mãe – peça de José Régio. 
1979 - Amor de Perdição – romance de Camilo Castelo Branco 
 1981 - Francisca - adaptação do romance de Agustina Bessa-Luís Fanny Owen. 
1985 - Le Soulier de Satin - adaptação da obra "Le Soulier de Satin" ("O Sapato de Cetim"), da autoria de Paul Claudel. Dedicado à memória de José Régio. 
1986 - O Meu Caso – inclui um texto de Beckett. 
1988 - Os Canibais - Adaptação do conto "Os Canibais", da autoria de Álvaro Carvalhal. 
1991 - A Divina Comédia – algumas das personagens julgam-se saídas de romances, como Raskolnikof e Sónia, do "Crime e Castigo", ou Ivan e Aliocha dos "Irmãos Kamarazov". 
1993 - Vale Abraão – texto de Agustina Bessa Luís. 
 2000 - Palavra e Utopia - sobre a vida do Padre António Vieira. As suas cartas e sermões são o centro do filme. 
2009 - Singularidades de uma Rapariga Loura – adaptação do conto homónimo de Eça de Queirós. 
 2012 - O Gebo e a Sombra - adaptação da obra homónima de Raul Brandão. 
2014 O Velho do Restelo, filme inspirado em textos de autores como Cervantes, Camões e Camilo Castelo Branco.