Total visualizações

23 outubro 2015

+ Gramática

Ainda ajuda para as dúvidas suscitadas na correção da ficha gramatical - o caso dos pronomes 
me, te, se, nos vos com função de complemento direto ou c. indireto.

Se persistirem dúvidas depois de relerem e registarem no caderno, não hesitem-perguntem!



Pergunta
Quando é que os pronomes pessoais me, te, se, nos e vos têm a função de complemento direto ou quando é que têm a função de complemento indireto?
Resposta
“A função destes pronomes está intimamente relacionada com a estrutura argumental do verbo da oração ou da frase a que pertencem (…).

Os pronomes que têm a relação gramatical de complemento direto constituem o objeto lógico dos verbos transtivos, como, por exemplo, adorar, agarrar, atacar, compreender, descobrir, detestar, enganar, entender, esquecer, estudar, imaginar, matar, ouvir, queimar, querer, recordar, sentir, supor, ter, ultrapassar, ver.

Repare-se nas seguintes frases:
«Ele viu-me na praia.»
«Eu ultrapassei-te.»
«Os teus pais compreenderam-me.»
«Os nossos amigos adoram-te.»
«Eles detestam-nos.»
«O mecânico enganou-vos.»
«Ela estudou-nos durante muito tempo.»
«Ela agarrou-te.»
«Tu ouves-me.»”


Como formas de se identificar o complemento direto, podem ser usados os seguintes testes:
a) formular uma interrogativa sobre o complemento direto segundo o esquema Quem/O que é que Sujeito Verbo?
Por exemplo:
Na frase «Ele viu-me na praia».
P.: Quem/O que é que ele viu na praia?
R.: Eu [me].

b) O complemento direto de uma frase ativa tem, na passiva correspondente, a relação gramatical de sujeito.
Por exemplo:
Na frase «Ele viu-me na praia».
Frase passiva: «Eu fui vista na praia por ele.»


Por sua vez, o constituinte com a relação gramatical de complemento indireto é tipicamente o argumento interno de verbos (…) transitivos diretos e indiretos [como, por exemplo, anunciar, apresentar, comprar, dar, dizer, mostrar, oferecer, pedir, pagar, vender, trazer] — ou de verbos (…) transitivos indiretos [como acudir, agradar, assistir, concordar, convir, obedecer, pertencer, repugnar, suceder].

Por exemplo:
«Ele deu-me um livro.»
«Os miúdos pediram-te a bicicleta.»
«Eu comprei-te um bolo.»
«Elas trouxeram-nos flores.»
«A exposição agradou-me.»
«Essa data convém-vos.»
«Ele sucedeu-te no cargo de presidente.»
«Os médicos assistiram-me.»

Para identificação do complemento indireto, aconselha-se o seguinte teste:

a) pode formular-se uma interrogativa sobre o constituinte com a relação gramatical de complemento indireto segundo o esquema A quem/A que é que sujeito verbo?.
Por exemplo:
Na frase «Ele deu-me o livro».
P.: A quem é que ele deu o livro?
R.: A mim [me].”




***************************

 Fonte: Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Sem comentários: