Total visualizações

09 junho 2015

Natureza

Na sequência do último desafio lançado relativamente ao tema para grupo III, fica informação que podem consultar, para preparar artigo.

 Temáticas
  • Respeito pela natureza 
  • Ambiente e responsabilidade individual
  • Cidadania responsável
  • O planeta - a nossa casa comum 
  • Necessidade de uma maior consciência ambiental 
 Paris, junho 2015

Pequim, janeiro 2015

G7 concorda em “descarbonizar a economia” até 2100

Declaração revela um passo novo das economias mais avançadas do mundo na luta contra o aquecimento global, mas não é um compromisso com emissões nulas no fim do século.


Os países do G7 anunciaram esta segunda-feira o seu apoio a uma “descarbonização da economia global” até ao final deste século, o que implica cortes profundos, ou mesmo totais, no uso dos combustíveis fósseis.
Inscrita na declaração final da cimeira do G7 que terminou nesta segunda-feira na Alemanha, esta posição revela um passo novo das economias mais avançadas do mundo na luta contra o aquecimento global, mas esconde as difíceis negociações entre os seus líderes para chegarem a um texto consensual.
Na declaração, o G7 defende uma meta de 70% de redução das emissões globais de gases com efeito de estufa até 2050, a ser partilhada por todos os países signatários da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas. Este é o limite superior das recomendações do IPCC – o painel científico da ONU para o clima – para que o termómetro global não aumente mais do que 2ºC até ao final do século. Segundo o IPCC, as emissões devem baixar de 40 a 70% até 2050 e chegar a zero em 2100.
Embora tenha optado pelo maior valor até 2050, o G7 não se comprometeu com emissões nulas em 2100 e optou por uma frase que pode ter uma interpretação mais lata. “Enfatizamos que são necessários cortes profundos nas emissões de gases com efeito de estufa e uma descarbonização global da economia ao longo deste século”, refere o comunicado.
(...)
Mas o texto final é vago quanto à contribuição do G7. “Comprometemo-nos a fazer a nossa parte para se atingir uma economia de baixo carbono no longo prazo”, diz o comunicado, prometendo incentivos a tecnologias para “transformar o sector energético até 2050”.
(...)
Ainda assim, ambos os países concordaram com o apoio à descarbonização da economia até 2100. “Ninguém vai começar a fechar as suas indústrias ou a desligar as luzes. Simplesmente temos de encontrar formas de criar fontes de energia com baixas emissões de carbono”, disse o primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, no final da cimeira do G7, no castelo de Elmau, na Baviera.

O compromisso com a “descarbonização” foi saudado como um passo importante, com organizações ambientalistas, como a Greenpeace, a falarem no fim da era dos combustíveis fósseis.
Descarbonizar totalmente a economia pode tanto significar cortar totalmente com os combustíveis fósseis, como manter uma fracção do seu uso e compensar as emissões daí resultantes com outras medidas – como plantar florestas ou enterrar o CO2 no subsolo.
(...)
O G7 manifestou o seu “forte compromisso” para um acordo em Paris e prometeu “continuar os esforços” para reforçar o financiamento para ajudar os países mais pobres a enfrentarem as alterações climáticas.
Os sete países do selecto grupo – Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, Reino Unido, França e Itália – também decidiram apoiar as nações mais vulneráveis, aumentando em 400 milhões o número de pessoas abrangidas por seguros que cubram riscos relacionados com as alterações climáticas.

Reprodução parcial de artigo (destaques a negrito nossos) publicado em:   
http://www.publico.pt/mundo/noticia/g7-concorda-em-descarbonizar-a-economia-ate-2100-1698342



Ver
Vários artigos (breves) relacionados com ambiente - perigos, exemplos, respostas... (os artigos estão por títulos/temas; é só abrir o link)

10 IDEIAS PARA RESPEITAR A NATUREZA
 (reprodução abreviada de pg. para sensibilização de jovens do Brasil; o doc. tinha erros ortográficos, razão pela qual não optei pelo link)

1- Ponha o lixo no lugar certo
Cada pessoa produz por dia cerca de meio quilo de lixo.
Multiplique isso pela população da sua cidade para ter ideia do tamanho do problema.

2- Poupe água e energia

3-Não desperdice
Escolha consumir o necessário.
Resista ao modismo que nos obriga a trocar de carro, roupa, bens, além de gastar dinheiro desnecessariamente, desperdiçamos recursos naturais, poluímos o planeta.
Diga não a produtos supérfluos ou feitos para durar pouco, ou que gastem muita energia ou água, ou que contaminem o meio ambiente, ou descartáveis cuja a embalagens não retornam aos fabricante.

4-Cuide da fauna
Eles têm tanto direito à vida, à liberdade, ao bem-estar quanto os seres humanos.
Seja responsável com os animais sob sua responsabilidade.
Não deixe que sofram desnecessariamente, cuide para que tenham água, alimento e conforto.

5-Proteja a flora
Ajude a defender as árvores e florestas existentes.
Denuncie as agressões.
Plante novas árvores e cuide delas com carinho e respeito.
Faça coleta seletiva em sua casa e encaminhe o papel para reciclagem.

6-Não polua o meio ambiente 
Use o menos possível o automóvel, programando as suas saídas. Ele provoca poluição do ar, gasta combustível, agrava o efeito estufa, engarrafa o trânsito.
Acostume-se a ouvir música sem aumentar muito o volume do som.
Som alto provoca poluição sonora.
Reveja o seu comportamento, suas atitudes em casa, no trabalho, na comunidade e mude o que estiver provocando poluição ou degradação ambiental.

7-Pratique recolha seletiva de lixo
O que a sociedade chama de lixo é matéria prima e recursos naturais misturados e fora do lugar.
A reciclagem devolve estes recursos para fabricar novos produtos retirando menos da natureza, além de economizar mais água e energia, e aumentar a vida útil dos aterros sanitários.

8-Viva harmonicamente com a natureza 
Mantenha o contato com a natureza.
Faça passeios na floresta, vá à praia, contemple o pôr-do-sol, a lua cheia.
Cultive uma horta, um jardim, estude e leia mais sobre a natureza.Quanto mais você souber, melhor poderá agir em sua defesa.

9-Denuncie as agressões ambientais
Mesmo sozinho, pode denunciar as agressões ambientais.
Escreva às autoridades, ao serviço de atendimento ao consumidor de empresas, às autoridades, aos político, à imprensa, participe de campanhas pela internet ou pessoalmente.

10-Crie ou participe dos clubes de amigos do planeta.



Sem comentários: