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26 junho 2015

Exame de Português 12º - critérios definitivos

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO GRUPO I 
 

Níveis Descritores do nível de desempenho 
I. A.
Questão 1
4
Explicita, adequadamente, o contraste existente no modo como o cravo é transportado, primeiro, até ao portão da quinta e, depois, até à abegoaria. 12 pontos
3
Explicita, de modo não totalmente completo ou com pequenas imprecisões, o contraste existente no modo como o cravo é transportado, primeiro, até ao portão da quinta e, depois, até à abegoaria.
2
Explicita, de modo não totalmente completo e com pequenas imprecisões, o contraste existente no modo como o cravo é transportado, primeiro, até ao portão da quinta e, depois, até à abegoaria. OU Explicita, de modo incompleto ou com imprecisões, o contraste existente no modo como o cravo é transportado, primeiro, até ao portão da quinta e, depois, até à abegoaria.
1
Refere-se, de modo incompleto e com imprecisões, ao contraste existente no modo como o cravo é transportado, primeiro, até ao portão da quinta e, depois, até à abegoaria.

 Cenário de resposta 
Da Rua Nova dos Mercadores até ao portão da quinta, o cravo é carregado por dois homens experientes, que usam os processos  adequados para, com o seu saber e com os cuidados necessários, levarem a carga até São Sebastião da Pedreira. Já do portão até à abegoaria, o transporte é feito por Baltasar e por Blimunda, que, por lhes faltar experiência neste tipo de trabalho e por receio de danificar tão frágil instrumento, tiveram muita dificuldade em fazer chegar o cravo ao seu destino.

Nota – As respostas em que apenas se refere um dos momentos relativos ao transporte do cravo não cumprem o requerido no item (não evidenciam um contraste). Neste caso, as respostas são classificadas com zero pontos. 

Questão 2.
 
Explica, adequadamente, a forma como, ao longo do excerto, a música de Scarlatti se vai
articulando com os diferentes trabalhos de Baltasar e de Blimunda na abegoaria.       12
 
3
Explica, de modo não totalmente completo ou com pequenas imprecisões, a forma como,
ao longo do excerto, a música de Scarlatti se vai articulando com os diferentes trabalhos
de Baltasar e de Blimunda na abegoaria. 9
 
2
Explica, de modo não totalmente completo e com pequenas imprecisões, a forma como,
ao longo do excerto, a música de Scarlatti se vai articulando com os diferentes trabalhos
de Baltasar e de Blimunda na abegoaria.
OU
Explica, de modo incompleto ou com imprecisões, a forma como, ao longo do excerto,
a música de Scarlatti se vai articulando com os diferentes trabalhos de Baltasar e de
Blimunda na abegoaria.   6

1
Refere-se, de modo incompleto e com imprecisões, à forma como, ao longo do excerto,
a música de Scarlatti se vai articulando com os diferentes trabalhos de Baltasar e de
Blimunda na abegoaria. 3

Cenário sem alteração

Questão 3
 4 Justifica, adequadamente, o comentário do narrador, tendo em conta o sentido das
palavras de ambas as personagens. 12

3 Justifica, de modo não totalmente completo ou com pequenas imprecisões, o comentário
do narrador, tendo em conta o sentido das palavras de ambas as personagens. 9

2
Justifica, adequadamente, o comentário do narrador, tendo em conta o sentido das
palavras de uma das personagens.
OU
Justifica, de modo não totalmente completo e com pequenas imprecisões, o comentário
do narrador, tendo em conta o sentido das palavras de ambas as personagens. 6

1
Justifica, de modo não totalmente completo ou com pequenas imprecisões, o comentário
do narrador, tendo em conta o sentido das palavras de uma das personagens.
OU
Refere-se, de modo incompleto e com imprecisões, ao comentário do narrador, tendo em
conta o sentido das palavras de ambas as personagens.
OU
Refere-se, adequadamente, apenas ao comentário do narrador ou apenas ao sentido das
palavras de ambas as personagens. 3

 Cenário sem alteração

Questão 4
 4
Refere, adequadamente, dois dos traços que contribuem para a humanização da música
nas cinco primeiras estrofes do poema, apresentando transcrições que comprovam a
resposta. 12
 

3
Refere, adequadamente, um dos traços e, com pequenas imprecisões, outro dos traços
que contribuem para a humanização da música nas cinco primeiras estrofes do poema,
apresentando transcrições que comprovam a resposta.
OU
Refere, com pequenas imprecisões, dois dos traços que contribuem para a humanização
da música nas cinco primeiras estrofes do poema, apresentando transcrições que
comprovam a resposta. 9


2
Refere, adequadamente, um dos traços que contribuem para a humanização da música
nas cinco primeiras estrofes do poema, apresentando transcrições que comprovam a
resposta.
OU
Refere, com imprecisões, dois dos traços que contribuem para a humanização da música
nas cinco primeiras estrofes do poema, apresentando transcrições que comprovam a
resposta. 6


1
Refere, com pequenas imprecisões, um dos traços que contribuem para a humanização
da música nas cinco primeiras estrofes do poema, apresentando transcrições que
comprovam a resposta.
OU
Refere, adequadamente, dois dos traços que contribuem para a humanização da música
nas cinco primeiras estrofes do poema, sem apresentar transcrições que comprovem a
resposta. 3

 

 Cenário sem alteração


Questão 5
 4 Explicita, adequadamente, a importância da música na construção da identidade do «eu»,
de acordo com o conteúdo das duas últimas estrofes.  12

3
Explicita, de modo não totalmente completo ou com pequenas imprecisões, a importância
da música na construção da identidade do «eu», de acordo com o conteúdo das duas
últimas estrofes.   9

2
Explicita, de modo não totalmente completo e com pequenas imprecisões, a importância
da música na construção da identidade do «eu», de acordo com o conteúdo das duas
últimas estrofes.
OU
Explicita, de modo incompleto ou com imprecisões, a importância da música na construção
da identidade do «eu», de acordo com o conteúdo das duas últimas estrofes.  6

Refere-se, de modo incompleto e com imprecisões, à importância da música na construção
da identidade do «eu», de acordo com o conteúdo das duas últimas estrofes. 3


 Cenário de resposta
A música é fundamental na construção da identidade do «eu», na medida em que:
– tem o poder de conferir unidade ao «eu» poético – «O canto me reúne» (v. 18); «E agora de mim / Não
me separa nada» (vv. 21-22);
– potencia o reencontro com um tempo primordial e puro – «De muito longe venho / Pelo canto chamada»
(vv. 19-20); «Num silêncio de areia / Que não foi pisada» (vv. 26-2
7).

Nota 1 – Não é obrigatório o recurso a citações, ainda que estas figurem, a título ilustrativo, no cenário de resposta.
Nota 2 – As respostas em que se faz referência a um «nós» podem situar-se, no máximo, no nível 2 de desempenho.



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