Total visualizações

12 junho 2015

Argumentar

Como prometido aos que estiveram a treinar o grupo III, edito alguns dos diapositivos (do 11º) referentes à argumentação, como lembrete. Têm de ser eficazes na vossa argumentação - convencer das vossas opiniões e razões.





Exemplos|Para exemplificar o texto reflexivo e de opinião sustentada em argumentos,  deixo dois exemplos simples, realizado por colegas vossos, em anos anteriores, neste caso sobre o tema das vantagens ou desvantagens da internet.
 
A rede
A Internet, embora tenha muitíssimas vantagens, é também um meio perigoso, sendo que os perigos ultrapassam em larga escala as vantagens.

Uma prova disso são as redes sociais, um potencial perigo imenso. Qualquer um pode manipular as suas próprias identidades, abrindo assim possibilidades de criar identidades falsas, que muito provavelmente serão utilizadas para fins nefastos. Um dos exemplos mais graves é o que afeta os mais jovens: as vítimas destas práticas de engano e manipulação são, grande parte das vezes, as crianças. Estas não têm capacidade de pensar como um adulto, obviamente, e dado que cada vez mais são expostas à Internet e ao computador em tenra idade, estão claramente em perigo face a este mundo virtual.

Por outro lado, e com consequências talvez piores, estão todas as doenças associadas à exposição prolongada à Internet que, embora não estejam diretamente ligadas a este meio, são derivadas de um uso exagerado. Como exemplo temos a obesidade, um dos problemas que cada vez mais afeta os jovens de hoje. Ao passarem demasiado tempo em frente ao computador, obviamente não irão praticar outras atividades menos sedentárias, aumentando assim a probabilidade de doenças relacionadas com o sedentarismo. Mas as consequências não se ficam por aqui; existem mais efeitos, também ao nível psicológico: a obsessão acaba por se tornar uma condicionante na vida dos jovens, levando muitas vezes a que se despreze atividades sociais, com o fim de navegar na Internet e/ou participar em chats.

Por todas estas razões, acaba por se tornar mais que claro que a Internet vem num pacote que pesa muito mais no lado negativo que no lado positivo. Só com uma atitude esclarecida dos jovens, pais e dos educadores será possível inverter a situação.

João Desidério, Inês Varela, João Rodrigues, Eliana Janeiro (11º)


Solidariedade através da Internet

A meu ver, a Internet é um meio para nos tornarmos cidadãos cada vez mais solidários. Através da Internet temos conhecimento de outras realidades que nos levam a reflectir e, consequentemente, a importarmo-nos com os que nos rodeiam e também com aqueles mais distanciados.

Prova disso são as campanhas  que podemos ver na Internet, principalmente sobre doenças que afetam grande número de pessoas, catástrofes que por sua vez também atingem muitos indivíduos e a fome que ainda se verifica em muitos países. Estas campanhas levam-nos a refletir e a querer ajudar os outros através do voluntariado, por exemplo. A Internet é, ainda, um meio para serem efetuados donativos a instituições, de um modo rápido e fácil para quem tenha acesso à Internet, que é a maioria.

Discordo completamente do facto de atribuírem ao uso da Internet o motivo pelo qual nos tornamos solitários. A Internet, muito pelo contrário, é um meio de comunicação mundial que nos permite contactar com uma pessoa em qualquer ponto do planeta, logo, é um dos meios que contribui para não nos tornarmos seres solitários. Um bom exemplo disso, é podermos comunicar com os amigos e familiares que se encontram a trabalhar ou estudar noutros países, fortalecendo os laços afetivos e impedindo o seu isolamento.

Em suma, a Internet leva a sociedade a tornar-se mais solidária, leva-nos a preocuparmo-nos com o próximo e ainda contribui para não nos tornarmos humanos solitários.

Sara Gomes 10ºC (sim, sim, ainda te lembras...)

2 comentários:

Anónimo disse...

Texto para treino do grupo III do exame
Na sociedade atual a aparência vai tomando um papel fundamental na definição do ser humano. Os bens materiais vão tendo cada vez mais destaque sobrepondo-se aos traços morais, sendo resultado da projeção e da ideia de valorização do nosso ser.
Nesta sociedade superficial, onde o estatuto social é o que ordena e os teus bens te definem, a aparência vai tomando conta da vida das pessoas sendo muitas vezes decisiva para a tomada de decisões de relevo que a afetam. Exemplo disso é, por vezes, em entrevistas de emprego o nosso aspeto exterior passa à frente das nossas habilitações e capacidades para desempenha-lo, avaliando-nos apenas por “fora” e não por “dentro”, comprometendo, assim, a nossa vida.
Por outro lado, a aparência também tem grande importância na nossa integração na sociedade, facilitando-a ou dificultando-a, definindo, por vezes, as pessoas que nos rodeiam, que nos apoiam ou que estão contra nós. Exemplo disso é o aumento e o agravamento dos casos de bullying verificados nas escolas exercidos por crianças só pela aparência, pelos objetos pessoais que possui ou não ou até pela situação financeira vivida pela família, marcando a vítima para o resto da sua vida.
Em suma, a nossa sociedade cada vez mais valoriza-nos, avalia-nos e define-nos, infelizmente, pelo que temos e não pelo que somos. A aparência tomou assim um papel central na nossa vida pois o “ter” tornou-se mais importante que o “ser”.
A professora pode ler, comentar e indicar os pontos a melhorar no texto que escrevi para a preparação do grupo III do exame? Obrigada. Catarina Francisco 12ºC.

Noémia Santos disse...

Obrigada, Catarina. É um tema interessante e colocas questões essenciais.
Cá vai (acrescento em MAIÚSCULAS, para se ver melhor):

No 1º parágrafo: Os bens materiais vão tendo cada vez mais destaque sobrepondo-se aos traços morais E DE CARÁTER, sendo resultado da projeção e da ideia de valorização do nosso ser PROMOVIDA NOS MEDIA E VALORIZADA EM CERTOS CONTEXTOS SOCIAIS.

No 2º:
... em entrevistas de emprego o nosso aspeto exterior PASSAR à frente das nossas habilitações e capacidades para DESEMPENHÁ-lo...

RETIRAR A FRASE «avaliando-nos apenas por “fora” e não por “dentro”» - já dito, não adianta nem tem força.Substituir por

«IMPEDINDO OU DIFICULTANDO UMA CORRETA AVALIAÇÃO...»


3º Par.
Pôr "bullying" entre aspas

... exercidos por crianças E POR JOVENS, FREQUENTEMENTE MOTIVADOS pela aparência, pelos objetos pessoais que possui ou não ou até pela situação financeira vivida pela família, marcando a vítima para o resto da sua vida.

Último Par.
SUGIRO MUDANÇA DA ORDEM NA FRASE, PARA NÃO TERES DE MUDAR LUGAR DO PRONOME: NOS VALORIZA...:

Em suma, a nossa sociedade valoriza-nos, avalia-nos e define-nos, infelizmente e cada vez mais, pelo que temos e não pelo que somos. A aparência tomou assim um papel central na nossa vida pois o “ter” tornou-se mais importante que o “ser”.

>>>>>>>>>>SUGIRO ALGUM ACRESCENTO, PARA FICAR MENOS NEGATIVO<<<<<<<<:

É, POIS, MUITO URGENTE QUE ATRAVÉS DA ESCOLA, DAS FAMÍLIAS, DAS INSTITUIÇÕES E, ATÉ, DE CAMPANHAS DE SENSIBILIZAÇÃO, SE APOIE E SE ESTIMULE OS BONS RESULTADOS, O ESFORÇO, A DEDICAÇÃO, OS BONS EXEMPLOS DE SOLIDARIEDADE E DE CARÁTER, PARA QUE ESTA REALIDADE SE ALTERE.


Vou publicar, com alterações. Se não concordares, diz.

Vai correr tudo bem. Faz plano! No I, sublinha as instruções.

NS