Total visualizações

15 junho 2015

Aparência(s)


Na sociedade atual,  a aparência vai tomando um papel fundamental na definição do ser humano. Os bens materiais vão tendo cada vez mais destaque, sobrepondo-se aos traços morais e de caráter, sendo resultado da projeção e da ideia de valorização do nosso ser promovida pelos "media" e por certos contextos sociais.

Nesta sociedade superficial, onde o estatuto social é o que ordena e os teus bens te definem, a aparência vai tomando conta da vida das pessoas, sendo muitas vezes decisiva para a tomada de decisões de relevo que a afetam sobremaneira. Exemplo disso é, por vezes, em entrevistas de emprego o nosso aspeto exterior passar à frente das nossas habilitações e capacidades para desempenhá-lo, impedindo ou prejudicando uma correta avaliação e comprometendo, assim, a nossa vida.

Por outro lado, a aparência também tem grande importância na nossa integração na sociedade, facilitando-a ou dificultando-a, definindo, por vezes, as pessoas que nos rodeiam, que nos apoiam ou que estão contra nós. Exemplo disso é o aumento e o agravamento dos casos de "bullying" verificados nas escolas, exercidos por crianças e por jovens, frequentemente motivados só pela aparência, pelos objetos pessoais que o alvo da violência possui ou não ou até pela situação financeira vivida pela família, marcando a vítima para o resto da sua vida.

Em suma, a nossa sociedade valoriza-nos, avalia-nos e define-nos, infelizmente e cada vez mais, pelo que temos e não pelo que somos. A aparência tomou assim um papel central na nossa vida pois o “ter” tornou-se mais importante que o “ser”. É, pois, urgente que através da escola, das famílias, das instituições e, até, de campanhas de sensibilização nos "media" se apoie e se estimule os bons resultados, o esforço, a dedicação, os bons exemplos de solidariedade e de caráter, para que esta realidade se altere.


Catarina Francisco, 12 junho 2015

(contributos de reflexão para G. III)

1 comentário:

Noémia Santos disse...

Nota:

O texto da Catarina Francisco aparece aqui com algumas correções e acrescentos, que apresentei à própria.

O texto original e as correções, em separado, estão em comentário de "post" anterior.

NS