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07 abril 2015

as razões das coisas

Voltamos aos temas para reflexão, neste caso sobre EDUCAÇÃO. 
Para:
- Ler, pensar e escrever sobre o assunto, com tomada de posição/expressão de opinião (até 22 de abril)
- Debater em aula

«O país que é habitualmente apontado como exemplo no campo da educação, a Finlândia, prepara-se para mudar, a partir de 2016, o seu sistema de ensino de modo a adaptar a escola a um “mundo que está a mudar a grande velocidade”, indicou ao PÚBLICO a directora do Conselho Nacional de Educação finlandês, o organismo que está a elaborar o novo currículo nacional para a escolaridade obrigatória.»


"Um dos professores explica ao investigador aquilo que considera importante na educação dos jovens: Compreender as razões por detrás das coisas, ler, sonhar, falar, encontrar soluções por si próprio. (...) As salas de aula (...) são pequenas, as turmas têm cerca de 20 alunos e o ambiente é íntimo e relaxado, com as crianças a tratar os professores pelo primeiro nome. Há menos aulas expositivas durante o dia e mais tempo para actividades de projecto e para aprofundar as aprendizagens. "


«— Para verificar a qualidade da água, eles fizeram coleta e levaram até o laboratório e, nesse meio tempo, também usaram ferramentas da geografia para entender a densidade demográfica do entorno. Uma coisa vai levando à outra — conta Inez. — Quando trabalhamos assim, pensamos em problemas e onde fica a chave para respondê-los. Fazemos um caminho em que os alunos vão até o conhecimento.
O Colégio QI usa artifícios semelhantes no projeto “QI Ambiental", em que os jovens produzem projetos que vão de uma casa sustentável a sistemas de reaproveitamento de água. Tudo isso através de atividades que associam várias disciplinas.»

Ver Artigo de O GLOBO completo


Créditos das imagens - Jornal PÚBLICO (cf. segundo artigo)

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