Total visualizações

03 março 2015

A cultura e a arte

A cultura e a arte, sob diversas maneiras, têm a capacidade de influenciar a nossa personalidade, alterar o nosso ponto de vista, " fazer-nos".
Após ser exposto a algum tipo de história, imagem ou alguma outra forma de informação, passa-se a ter uma nova noção de algo, o que pode alterar a maneira como se reage a situações semelhantes. Exemplo disto poderá ser a peça "Cyrano de Bergerac", a que assistimos na visita de estudo "Lisboa, de Eça a Pessoa", onde, com a observação do caso do personagem principal que, apesar do seu aspeto, tem uma personalidade fantástica e um grande talento para se expressar, a audiência pode começar a ter uma perspetiva diferente sobre o valor das aparências.
Por outro lado, é possível criar laços de empatia com uma certa personagem, encontrar nela alguma qualidade da qual se gostou bastante, levando a que, numa busca por ter essa mesma qualidade, se alterem hábitos de vida ou simplesmente se pense de outra forma. Isto pode ser demonstrado, por exemplo, na situação de um leitor que, ao entrar em contacto com alguma personagem altruísta, que regularmente ajuda os outros, se sente inspirado a fazer o mesmo, dedicando-se a voluntariado e prestando um maior cuidado a quem o rodeia.
Em suma, quer seja sob a forma de uma peça de teatro, de um livro ou de outra qualquer, a cultura e a arte podem grandemente alterar o modo como pensamos ou olhamos o que nos rodeia e ainda as atitudes que tomamos no dia a dia.

Valter Quintino 12ºC  28 fevereiro


Imagem: trabalho  de Josefina González, artista chilena, conhecida como BEIBI


Sem comentários: