Total visualizações

23 dezembro 2014

Natal

Para todos vós
 

 

 
Como presente neste Natal, deixo-vos uma boa notícia, que 
lembra dois grandes momentos da história e da cultura de Portugal. Saibamos nós ser dignos destes testemunhos.
 


14 dezembro 2014

Felizmente ...

 
Gravura sobre a Batalha do Vimeiro, a 21 de agosto de 1808, durante a primeira invasão francesa de Portugal,
no âmbito da Guerra Peninsular (1807 – 1814).
 
 
 

05 dezembro 2014

Leitores da HN em Óbidos

 Noite de alegria em Óbidos. 
Aqui fica o testemunho de uma grande equipa de leitores que interveio no momento social do encontro nacional de autarquias dedicado à integração dos emigrantes, ontem realizado naquela vila, a convite da Câmara Municipal de Torres Vedras e da organização do encontro.

 
 


 
Os autores escolhidos pelos nossos leitores
para apresentar em Óbidos








 
Um dos poemas lidos



03 dezembro 2014

Ler...porque sim


Lista de Livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura

O retrato de Dorian Gray
              
Sugestões de leitura 2014



LIVROS PARA O CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - PROVA DE ESCOLA
 
Agualusa, José Eduardo(Pref. Guilherme de Oliveira Martins)(Des. João Queirós) Na rota das especiarias - Diário de uma viagem a Flores, Bali, Java e Timor Lorosae Publicações D. Quixote


Wilde, Oscar(Trad. Januário Leite) O retrato de Dorian Gray(Livro de bolso) Editora 11x17


Plano Nacional de LeituraLivro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura.

Oscar Wilde
O retrato de Dorian Gray
 
Sinopse
Dorian Gray é um jovem invulgarmente belo por quem Basil Hallward, um pintor londrino, fica fascinado. Determinado a eternizar a beleza de Dorian numa tela, Basil convence-o a posar para ele. Numa dessas sessões, o jovem conhece Lorde Henry Wotton, um aristocrata cínico e hedonista, que o desperta para a beleza e o seduz para a sua visão do mundo, onde as únicas coisas que valem a pena perseguir são a beleza e o prazer. Horrorizado com o destino inevitável que o fará envelhecer e perder a sua beleza, Dorian comenta com os amigos que está disposto a tudo, até mesmo a vender a alma, para permanecer eternamente jovem e manter a sua beleza.

Fortalecido pelo hedonismo, Dorian trata cruelmente a sua noiva, Sybil Vane, que se suicida com o desgosto. Ao saber do sucedido, o jovem começa a notar certas mudanças subtis na sua expressão no quadro, e constata que é o Dorian do quadro que envelhece e que sofre com a passagem dos anos, ao mesmo tempo que o Dorian real permanece com a juventude e beleza intacta. Um romance gótico de horror com um forte tema faustiano, O Retrato de Dorian Gray é considerado pela crítica como a melhor obra de Oscar Wilde.
O Retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde
 

http://www.wook.pt/ficha/o-retrato-de-dorian-gray/a/id/3501423


José Eduardo Agualusa
Na rota das especiarias -
Diário de uma viagem a Flores, Bali, Java e Timor Lorosae

 


Este texto parte de uma viagem que o escritor fez, a convite do Centro Nacional de Cultura: "percursos em busca da presença portuguesa pelo mundo".
Segundo José Eduardo Agualusa, "mais importante do que as invocações históricas, e do que as rememorações do passado, o que deve é entender-se o país e as gentes dos dias de hoje. De nada valeria a recordação da História sem uma interrogação efectiva (e uma análise) sobre o presente. Recusaríamos as razões do diálogo espiritual e de culturas se nos satisfizéssemos com o passado - esquecendo que os mortos devem enterrar os seus mortos".
Este é um belíssimo livro onde Agualusa nos leva a redescobrir uma região a que os portugueses estão unidos por muitas antigas raízes - a presença portuguesa foi efectiva por cerca de 150 anos (1512 a 1769) e a ligação a Timor manteve-se até ao século XX.