Total visualizações

12 novembro 2014

12.11.2014.Fez-se história no espaço

"A maior aventura espacial de sempre"

 A sonda Roseta e o seu filhote - o robô Philae


 Imagem do cometa.
A informação demora 28 minutos e 20 segundos a chegar a Terra

O robô Philae pousou no cometa 67P pelas 16.02 horas. Após uma viagem de sete horas, o pequeno robô "Philae" aterrou no núcleo do cometa "Tchouri" e já entrou em contacto com a Agência Espacial Europeia. "Estamos no cometa", anunciou a agência. Esta quarta-feira, fez-se história no espaço. Durante os próximos meses, o "Philae" recolherá materiais do núcleo do cometa que, esperam os cientistas, permitirão avançar explicações para a origem da vida na Terra e para da formação do sistema solar.

O "Philae" medirá o campo magnético do cometa e realizará testes, até 30 centímetros de profundidade, dos materiais da superfície do núcleo na fase de atividade máxima, enquanto se aproxima do Sol. 

(Fonte: JN, 12.11.2014)


A sonda Rosetta está no espaço há 10 anos. Esta quarta-feira cumpriu parte da sua tarefa quando 'deixou cair' o Philae e o ajudou a poisar no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, às 16h03.
 
A sonda Rosetta é também uma espécie de 'mãe' do robô Philae, que viaja e vive com ela desde 2 de março de 2004. Dez anos e sete meses depois, às 9h03 GMT [8h03 de Lisboa] a Rosetta libertou o robô Philae, e separou-se dele depois de uma longa viagem em conjunto até chegarem próximo da órbita do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, a mais de 500 milhões de quilómetros do nosso planeta, algures entre as órbitas de Júpiter e Marte.
A queda ou a descida do Philae, cujo nome se inspira num templo do antigo Egito, durou cerca de sete horas.

VER FOTOS (ESA)




Sem comentários: