Total visualizações

08 outubro 2014

Cartas a D. Sebastião

 
A Sua Majestade, El-Rei D. Sebastião

Vós, Poderoso Rei de um alto império que ao nascer nos deste a garantia da independência de Portugal e a esperança de aumento da pequena Cristandade; a Vós, tenro e novo ramo que te tornaste no novo temor da Maura Lança, ofereço a minha obra onde cantarei os grandes feitos dos portugueses.

Vereis o nome engrandecido de verdadeiros heróis que fizeram gloriosos serviços pelo Rei e para o Reino reconhecendo Nuno Fero, Egas e D. Fuas; o ilustre gama que de Eneias toma a fama e também o primeiro Afonso que deixou a seu reino grande glória; D. João I que por sua vez deixou a segurança com a grande e próspera vitória na batalha de Aljubarrota e ainda D. João II e restantes Afonsos.

Sei que não deixarão meus versos esquecidos, versos daqueles que fizeram por armas tão subidos vossa bandeira vencedora. Peço que tomai o poder do Reino vosso e combata os Mouros, dando continuidade aos feitos dos portugueses.
Tal como as almas de seus dous avôs cá famosas, em Vós esperam ver-se renovada sua memória e obras valerosas assim lá vos tem lugar no fim da idade no templo da suprema eternidade.
Enquanto o tempo passa lento, dai Vós favor ao novo atrevimento para que estes meus versos vossos sejam.
Lisboa, 1572
Luís Vaz de Camões



Sara Gomes 12ºC
03 Outubro, 2014 13:42
Eliminar



 

Lisboa, 1572
Sua alteza Rei D. Sebastião,

Vós, que viestes trazer esperança ao nosso povo e medo aos nossos inimigos, que sois mais amado por Cristo do que qualquer outro homem e em que cujo império o sol mais resplandece, sois o alvo da minha dedicatória. Peço-vos que olheis para estes versos que cantam a história e os feitos do povo português e vereis que a vossa pátria é digna dos mesmos.
A publicação de tais versos não será possível sem os fundos necessários, e por isso solicito a Vossa ajuda.
Peço-vos ainda que guieis este povo destemido à vitória tanto nas terras de África como nos mares do Oriente.
Luis de Camões

 

 
João Dias
Rafael Nunes
12º C
04 Outubro, 2014 20:18
Eliminar
 
Lisboa
1572

A EL Rei D. Sebastião

A Vós grandioso Rei, louvado  sejais por serdes a garantia da independência do alto império das terras de Portugal.

Vós ó tão amado por Deus, no vosso escudo ilustre impera a cruz de Cristo que carregais na conversão dos impuros. Sois grande, tal como o vasto território das terras lusitanas
que vossos antepassados conquistaram, o qual ergueram  sobre o sangue derramado .

Às vossas benditas mãos deponho as páginas dos meus escritos, aos vossos sábios olhos abandono os simples versos que falam por si dos heroicos feitos dos nobres portugueses, que a vossa sabedoria grandiosa seja iluminada pelas minhas humildes palavras.
Vereis o amor da vossa pátria engradecido e eterno.

 Tomai as rédeas deste vosso reino e levai-o com exércitos e feitos singulares a outras terras e outros mares. Combatei, ó sublime Rei ,o infiel sob a cruz de cristo mais amada.
Permiti ,poderoso Rei, que estes meus escritos sejam vistos com o vosso sábio saber e vos tragam alento e sorte aos valerosos pátrios feitos que nestes meus versos divulgo numerosos.

Do vosso fiel servidor


Luís Vaz de Camões



De: Francisco Santos

Sem comentários: