Total visualizações

29 abril 2014

Tecnologia e ciência


A  tecnologia tem ajudado e muito a ciência a evoluir de modo a descobrir e a aprofundar os conhecimentos sobre o ser humano, tentando revelar o que somos e quem somos. Com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre a biologia do cancro no ser humano existe o IPATIMUP (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto), o qual visitámos, no dia 21 de abril.
O IPATIMUP tem como foco principal a Oncobiologia, debruçando-se mais sobre a patologia de diversos tipos de cancro como o do estômago, da mama, da tiróide, do colón e do reto, com o objetivo de fazer um diagnóstico precoce e consequentemente a cura do cancro. Outra área de pesquisa é a genética populacional, a fim de, compreender a origem e a propagação das doenças. O IPATIMUP faz parceria com diversas instituições, como hospitais e tribunais, realizando diagnóstico molecular e forense, sendo um instituto de referência internacional para o cancro do estômago e da tiróide.

Com a visita ao instituto podemos estar em contacto com cientistas investigadores de topo de cada área, sendo confrontados com a realidade do trabalho e dos processos em laboratório, como também com a tecnologia de ponta utilizada na investigação. A ideia com que íamos não é a mesma que trouxemos, uma vez que no IPATIMUP podemos verificar que muitos processos são mais longos e trabalhosos do que aqules com que nos deparamo nas séries televisivas de investigação criminal, em que os resultados são rápidos e fáceis de se obter. Outra ideia que tínhamos era a de que os laboratórios eram muito mais complexos e os cientistas muito rigorosos e fechados no seu trabalho; pelo contrário, no Instituto apercebemo-nos de que os laboratórios são mais simples e não tão organizados como o esperado, os cientistas interagem e estão descontraídos e relaxados a fazer o seu trabalho, não perdendo o rigor e o profissionalismo.
Com esta experiência adquirimos novos conhecimentos na nossa área de estudo, esclarecendo algumas dúvidas em relação ao nosso futuro profissional e ficámos ainda mais com a noção de que a ciência está sempre a evoluir pois cada dia descobre-se novos conhecimentos que nos ajudam cada vez mais a revelar quem somos e o que somos.

Catarina Francisco
Rafael Santos
Rafaela Santos
Teresa Viola
Beatriz Pereira
Catarina Roque Vieira
 

1 comentário:

Anónimo disse...

Formação de Palavras
(criação e renovação lexical)

Composição
Morfossintática - é a associação de uma ou mais palavras. Ex: Pica-pau; fim de semana; amores-perfeitos.
Morfológica - é a associação de um radical a uma palavra ou dois radicais; estes elementos têm frequentemente uma base latina ou grega, sobretudo na linguagem científica; chama-se «compostos eruditos»: hipotermia; hipertiroidismo; hidrocefalcia; biologia; pseudogénese; exossomas.


ATENÇÃO: Na composição morfológica só o elemento da direita sofre alteração em género e número: hemogramas; luso-brasileiro/ luso-brasileiras