Total visualizações

13 novembro 2013

Reflexão temática: a exploração espacial

A exploração espacial é controversa na sociedade atual, principalmente devido aos fundos necessários. No entanto, é bastante útil e importante para a população por duas razões: uma tecnológica e outra biológica.

É verdade que a exploração espacial é uma das áreas que tem necessidade de mais fundos para ser bem-sucedida, sendo que, por vezes, é necessário bastante tempo para se poder dar um passo em frente. Se considerármos a quantidade de missões espaciais à Lua mal-sucedidas e as vidas perdidas como consequência, e visto que a população paga impostos que são gastos no preparo destas missões, é normal que haja quem considere a exploração espacial como um desperdício intolerável.

No entanto, como necessita de tecnologia bastante avançada para ser bem-sucedida, ter um país, ou vários, a investir nesta área é vantajoso para a evolução tecnológica. Se ninguém tivesse tentado ir à Lua, nunca se ia falhar nas primeiras tentativas, e nunca se tinha tentado melhorar os problemas ao desenvolver novas tecnologias. As descobertas tecnológicas provenientes da investigação espacial poderão depois ser aplicadas no dia-a-dia, melhorando certamente a vida da população, como acontece com os satélites que permitem que tenhamos internet, telemóveis, GPS...
 
Outra das razões pelas quais a investigação espacial é importante é a possibilidade da existência de vida noutro ponto do universo. (...) As possibilidades de existência de outros seres são imensas, sendo que a descoberta de uma nova espécie poderá mudar a ciência como a conhecemos. Se até na terra, ainda hoje, são descobertas espécies que fascinam a curiosidade humana, quem diz que espécies de outros planetas não terão igual ou maior impacto?

Concluindo, a exploração espacial não só é importante para a contribuição tecnológica como também o é para o conhecimento científico, sendo uma área de grande influência na sociedade.

Rafael Nunes 11ºC nº24
11 Novembro2013
 
SABER MAIS
ESA
 

Sem comentários: