Total visualizações

13 novembro 2013

A emigração é a única solução para os jovens licenciados?



 65 mil jovens saíram do país, entre Junho de 2011 e Junho de 2012*
 
 
Hoje em dia, a opinião predominante da população portuguesa é a de que a emigração é a única solução para os jovens licenciados evitarem a crise que o país enfrenta, mas emigrar não é assim tão simples, pois tem as suas desvantagens e dificuldades.

Existem duas razões principais pelas quais a emigração não é a melhor forma de fugir à situação económica atual. Uma das razões é que, por vezes, estes jovens portugueses ficam iludidos, porque quando se emigra escolhe-se o país que parece ideal aos olhos do emigrante, mas nem sempre esse país é o destino perfeito. Quando se emigra pensa-se que se melhorará a qualidade de vida; no entanto, isso nem sempre acontece, e esta acaba por piorar. Isto faz com que muitos deles, perante esta situação, queiram voltar para o seu país e não consigam. (...) Existem ainda outros que acabam por se encontrar numa situação financeira ainda pior do que antes de emigrarem e ficam igualmente  impossibilitados de regressar ao seu país de origem.
A segunda razão é que Portugal investe muito dinheiro na educação e formação dos seus estudantes, e estes ao emigrarem não irão retribuir o esforço do país. Segundo um artigo do Jornal de Notíciasdo dia 31 de janeiro de 2013, quando se soma todo o dinheiro gasto pelo estado nos diferentes níveis de ensino, Portugal investe 5,8% do Produto Interno Bruto (PIB), mais do que a média da União Europeia. Com a emigração, estes jovens não chegarão a contribuir para o PIB, contraindo, de certa forma, uma dívida para com o seu país.
Em suma, a emigração por parte dos jovens licenciados não é a melhor nem a mais fiável alternativa à crise, visto que iria prejudicar economicamente o país, pois mesmo que seja da sua intenção regressar, isso nunca será uma certeza.

Catarina Francisco
Rafael Santos
Teresa Viola
11ºC
 
*Fonte: Dinheiro Vivo. 22/10/2012 | 09:03 | Disponível em http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO065816.html

Sem comentários: