Total visualizações

02 outubro 2013

Investir no futuro


O facto mais importante da atualidade são as oportunidades oferecidas aos jovens, não só nacional mas também internacionalmente. Hoje em dia é notório o contínuo investimento no ensino, ao contrário do que se podia verificar há 40 anos atrás.
 
Desde a existência de cursos profissionais especializados até à introdução de Erasmus no ensino, os jovens possuem agora inúmeras opções relativamente ao seu futuro. Com o contínuo investimento no ensino mais pessoas ficarão formadas, e com as diversas oportunidades de emprego verificadas nos países emergentes gerar-se-á um fluxo de emigração. Assim, países como Angola, o Brasil e a China receberão, proveniente do nosso país, mão de obra especializada, originando o desenvolvimento económico, político e social e uma significante melhoria da qualidade de vida nesses países.

(É também uma oportunidade para os profissionais portugueses - engenheiros, enfermeiros, médicos)
 
Outra inovação relevante para o ensino e para a formação dos estudantes foi a introdução dos Erasmus. O contacto com culturas diferentes, a oportunidade de adquirir novos conhecimentos linguísticos , o facto de os estudantes adquirirem autonomia e de se confrontarem com realidades diferentes das que estão acostumados confere um nível avançado de maturidade e uma maneira mais positiva e culta de olhar o mundo. Os jovens de hoje serão os adultos de amanhã, adultos esses que governarão toda a nossa sociedade; então, ao investir no ensino estamos não só a cultivar jovens aptos para confrontar e resolver qualquer problema que surja no nosso país, mas estamos também a investir no futuro do nosso planeta.



-Adriana Adão -Bernardo Espírito Santo -Joana Reis -Tiago Casaleiro 22 Setembro, 2013 19:51



Sem comentários: