Total visualizações

04 outubro 2013

Análise do discurso de Obama


 





  Análise do Discurso de Barack Obama
Introdução
 Obama dirige-se aos alunos no início do ano letivo de forma a incentivar os mesmos ao estudo.

 Para cativar logo de início o auditório e para estabelecer uma relação de proximidade Obama dá o seu exemplo pessoal relativamente à iniciação do ano letivo onde refere como também a ele lhe custara acordar cedo.


Tema
 Educação a nível escolar; novo ano letivo.

Tese
 Cada aluno é responsável pelo seu percurso escolar

Ideias Centrais
  Cada pessoa é boa nalguma coisa, todos possuem um talento.

  O futuro dos alunos contribui não só para si mesmos mas também para o país.

  O sucesso é por vezes difícil de alcançar porém nunca devemos desistir dos nossos objetivos.

Argumentos

1ºargumento
 Obama refere que cada estudante é bom nalguma coisa e só com esforço, dedicação e estudo pode descobri-lo. 

 Seguido deste argumento encontra-se uma enumeração que reforça o argumento ‘‘Talvez tenham capacidade de ser bons escritores (...) Talvez sejam pessoas inovadoras ou inventores (...) Talvez possam vir a ser mayors ou senadores, ou juízes do Supremo tribunal’’.

 Estamos perante um argumento universal.

2ºargumento
 O esforço e dedicação de cada aluno contribuirá não só para a sua realização pessoal e para o seu próprio bem e da sua família, mas também para o desenvolvimento do país. A história da América foi caraterizada pelos que nunca desistiram.

Contra-argumento
 O orador contra-argumenta recorrendo às dificuldades sentidas ao longo do seu percurso escolar, da influência que certos problemas pessoais podem ter na vida escolar. Para fortalecer a contra-argumentação Obama dá o seu exemplo pessoal.

Refutação
  Obama refuta este contra-argumento afirmando que nenhum problema serve de desculpa para a falta de estudo, e que as circunstâncias da vida não justificam o insucesso escolar, dando como exemplo a história de 3 jovens que mesmo com más circunstâncias da vida seguiram em frente e são alguém do qual se pode orgulhar.

 3ºargumento
 É necessário que os estudantes estabeleçam objetivos em relação aos estudos.

Contra-argumento
 Obama refere que por vezes a televisão é um meio de comunicação ilusório onde o sucesso parece ser fácil de alcançar.

Refutação
 Obama refuta este argumento afirmando que o sucesso é difícil de ser obtido, e que muitas vezes os nossos objetivos nunca vão ser concretizados à 1ª tentativa, é importante não desistir. E exemplos reais disso são o jogador Michael Jordon e a autora Da saga Harry Potter.

 Desafios
 Obama desafia os alunos a estudarem mais, a questionarem as suas dúvidas, a nunca desistirem e a evoluírem como pessoas de modo a contribuírem para o desenvolvimento do país.

 Apelo Final
 Obama também está a trabalhar pata que os alunos tenham um melhor ambiente escolar e por isso, este espera que os alunos não desapontem as famílias, e o país.

 Caraterísticas no Discurso de Obama 

    O uso da enumeração.

    Utilização de argumentos por experiência.

    Utilização de argumentos universais.

 

Conclusão
   O discurso de Obama carateriza-se pela excelência da argumentação e pelo facto de estar bem estruturado, tendo a ‘mensagem’ chegado aos alunos da melhor maneira, de tal forma que o seu discurso foi e é estudo por muitos alunos a nível mundial.

 
Trabalho realizado por:

  Adriana Adão | Bernardo Espirito Santo | Gabriel Lucas | Joana Reis |Tiago Casaleiro

Sem comentários: