Total visualizações

23 maio 2013

Sensações - o que disseram as pessoas do Pessoa


As
 sensações que são bem nossas são as sensações directas (...) as que vêm directamente de ver, ouvir, cheirar, palpar, gostar

A frescura de impressões [aplicada a] uma Natureza de ordem diversa. Assim, reparei que uma máquina é tão natural – porque é tão real (...) – como uma árvore; e uma cidade como uma aldeia.

O que é essencial é sentir directamente e com ingenuidade as coisas – árvores ou máquinas, campo ou cidade. A minha sensibilidade predispõe-me a sentir a máquina mais do que a árvore, a cidade mais do que o campo
A poesia é espanto, admiração, como de um ser tombado dos céus, a tomar plena consciência de sua queda, atónito diante das coisas.
Fernando Pessoa em "O Eu Profundo".
1910?

n
inguém nasce pertencendo a um sistema ou uma filosofia, nasce pertencendo a um cérebro e a um sistema nervoso, e estes têm um modo de sentir e não uma religião, ou uma estética, ou uma moral qualquer.

O essencial é sentir directa e simplesmente. (...) Sinto o complexo, o anormal, o artificial? É o meu modo de sentir.
Álvaro de Campos
[c. 1917, de uma carta a Caeiro]


A
 vida é uma viagem que uns fazem em caixeiros-viajantes, outros em navios em lua de mel, e outros, como eu, em tourists .

Eu atravesso a vida para olhar para ela. Tudo é paisagem para mim, como para o bom tourist – campos, cidades, casas, fábricas, luzes, bares, mulheres, dores, alegrias, dúvidas, guerras.

Quero, para aproveitar a minha viagem, sentir o maior número de coisas no mais pequeno espaço de tempo possível.
Sentir tudo de todas as maneiras, amar tudo de todas as formas (...) passar [pelas coisas] e não olhar para trás.


1. As sensações directas, as que vêm (...) de ver, ouvir, cheirar, palpar, gostar

1.         Sinto o complexo, o anormal, o artificial? É o meu modo de sentir.

2.         A minha sensibilidade predispõe-me a sentir a máquina mais do que a árvore, a cidade mais do que o campo

3.         Sentir tudo de todas as maneiras, amar tudo de todas as formas

4.         A poesia encontra-se em todas as coisas


Sem comentários: