Total visualizações

12 fevereiro 2013

Exercício de coesão interfrásica

 A coesão textual é um tipo de articulação gramatical entre os elementos de um texto - o texto, compreendido como 'tecido', 'rede'; é a associação consistente dos elementos que formam um texto .

A coesão diz respeito ao modo como ligamos os elementos textuais numa sequência (frásica/ interfrásica).

A coesão interfrásica designa mecanismos de sequencialização entre as frases que ocorrem num texto; é assegurada pelos conectores ou articuladores, que podem ser conjunções/locuções conjuncionais, advérbios conectivos ou outras elementos que usamos com essa função:  locuções adverbiais, preposições, locuções prepositivas (= com valor de preposição), expressões adjectivas ou, até, orações completas (consultar o Quadro do 11ºano). 

Imagem: Instalação de Donna Rumble-Smith
Esta artista costura/tece textos de e-mail com mensagens do nosso dia a dia


Ø  Apesar de os reparos e correções relativas à coesão irem sempre escritos nos vossos exercícios, é melhor reverem. Comecem por fazer o exercício presente no moodle.
Deixo a correção.


EXERCÍCIO de COESÃO INTERFRÁSICA *

1- A Joana tem todas as qualidades necessárias para vencer na vida: é inteligente, trabalhadora persistente. (adição)

2- É preciso manter, a todo custo, o plano de estabilização económica. Ou/Senão, será inevitável a inflação. (alternativa)





3- A acalmia inicial terminou pois os problemas já começaram. (causa)


4- Embora o ministro tenha prometido durante a campanha eleitoral não aumentar os impostos, o IVA aumentou muito neste ano. (concessão)


5- Os preços subiram drasticamente, mantendo-se os salários sem alterações,de forma que a vida não está nada fácil. (consequência)


6-  Se estudares tens o teu futuro garantido. (condição)


7- Este governo contradiz o programa apresentado na campanha eleitoral, isto é, não está a cumprir as promessas da campanha. (explicitação)


8- O João teve uma profunda deceção amorosa. Alguns anos atrás, ele já vivera uma situação semelhante. (sequência temporal)


9- Na minha exposição sobre o tempo, primeiro/primeiramente explicarei como se organiza o sistema temporal em português, depois/seguidamente falarei sobre o uso de um tempo com valor de outro, finalmente/por último discutirei a organização temporal do romance. (sequência temporal)


10- Tinha prometido a mim mesma não ir àquela festa. Contudo/Todavia, acabei por ir. (oposição)


* Adaptação, com alterações.

 

1 comentário:

Anónimo disse...

Pode explicar-me qual é a diferença entre conectores frásicos e interfrásicos? por favor