Total visualizações

24 janeiro 2013

Fernando Pessoa - Revisões/treino


FICHA FORMATIVA 1 

Grupo I


Leia, atentamente, o texto a seguir transcrito.

A criança que fui chora na estrada.
Deixei-a ali quando vim ser quem sou;
Mas hoje, vendo que o que sou é nada,
Quero ir buscar quem fui onde ficou.

Ah, como hei de encontrá-lo ? Quem errou
A vinda tem a regressão errada.
Já não sei de onde vim nem onde estou.
De o não saber, minha alma está parada.

Se ao menos atingir neste lugar
Um alto monte, de onde possa enfim
O que esqueci, olhando-o, relembrar,

Na ausência, ao menos saberei de mim,
E, ao ver-me tal qual fui ao longe, achar
Em mim um pouco de quando era assim.

Fernando Pessoa, Poesia II (Europa-América)


Apresente, de forma bem estruturada, as suas respostas aos itens que se seguem.

1. No poema acima transcrito, o assunto estrutura-se de acordo com uma oposição temporal.
1.1 Explicite-a.
1.2. Identifique as formas verbais que sustentam essa oposição, referindo o tempo/modo.

2. No momento em que escreve, o «eu» poético manifesta um determinado estado de espírito. Descreva-o e justifique a sua razão de ser.

3. Comente o sentido dos versos: «A criança que fui chora na estrada. Deixei-a ali quando vim ser quem sou...»

4. Divida o poema em partes lógicas, justificando-as.

5. Indique o tema tratado nesta composição e integre-o na poesia pessoana.

II

"O Poeta é um fingidor." "Dizem que finjo ou minto" "Tudo o que escrevo". 

Fernando Pessoa 

Baseando-se na sua experiência de leitura, elabore um texto de oitenta a cento e trinta palavras comentando as transcrições acima apresentadas.

Sem comentários: