- não houve supresas quanto às matérias dos grupos I e I B - a matéria que privilegiámos nas revisões e um dos temas que mais treinámos e que temos no blogue;
- a gramática era a prevista, com uma frase muito semelhante à dos nossos penúltimo e último exercício (conforme as turmas)
- a III tinha um tema atual, com relação com a parte I, se quisessem.
Apenas a 4. do Grupo I (que era justamente a de linguagem mais complexa e que completava a ideia dos 4 últimos versos da estrofe anterior), bem como o texto do grupo II pode ter causado alguma perturbação (nas 4 primeiras) por conter passagens num português menos acessível. Mas isso...
Creio que quem estudou ao longo do ano e fez as revisões, não tem muito a temer (exceto os que têm problemas de escrita, que ficam sempre muito dependentes do resto).
Boa sorte e cabeça fresca para os restantes exames.
Boa sorte e cabeça fresca para os restantes exames.
Cá vai correção:
A
1.
......................................................................................................................... 20 pontos
Critérios específicos de classificação
Aspetos de conteúdo (C) ..................................................................................... 12 pontos
Cenário de resposta
A resposta pode contemplar quatro dos tópicos que a seguir se enunciam, ou outros considerados
relevantes.
Os «que são de fama amigos» evidenciam, entre outras, as
qualidades seguintes:
– determinação – «Mas com buscar, co seu forçoso braço» (v. 17);
– esforço – «forçoso braço» (v. 17);
– combatividade – «Vigiando e vestindo o forjado aço» (v. 19);
– coragem – «Vigiando e vestindo o forjado aço» (v. 19);
– resistência – «Sofrendo tempestades e ondas cruas» (v. 20); «Vencendo os torpes frios no regaço / Do
Sul, e regiões de abrigo nuas» (vv. 21 e 22);
– abnegação – «Engolindo o corrupto mantimento / Temperado com árduo sofrimento» (vv. 23 e 24);
– firmeza – «E com forçar o rosto, que se enfia, / A parecer seguro» (vv. 25 e 26).
*
Vide Fatores de desvalorização, no domínio da correção linguística, dos itens de construção – resposta restrita e
resposta extensa (p. C/5).
2.
Aspetos de estruturação do discurso e correção linguística (F) .......................... 8 pontos
Estruturação do discurso .................................................................. 4 pontos
Correção linguística*.......................................................... 4 pontos
Cenário de resposta
A resposta pode contemplar os tópicos que a seguir se enunciam, ou outros considerados relevantes.
Nos versos de 5 a 16, o poeta desvaloriza, por oposição aos «que são de fama amigos», aqueles que:
– vivem à sombra da glória dos antepassados (vv. 5 e 6);
– se entregam ao prazer, ao luxo, à avidez e à preguiça (vv. 7 a 12);
– não resistem ao vício (vv. 13 a 16).
O uso da anáfora reforça esta intenção crítica, ao sublinhar, pela repetição da negativa, aquilo que deve
ser rejeitado – «Não encostados…» (v. 5); «Não nos leitos…» ( v. 7); «Não cos manjares…» (v. 9); «Não
cos passeios…» (v. 10); «Não cos vários…» (v. 11); «Não cos nunca…» (v. 13).
3.
Aspetos de estruturação do discurso e correção linguística (F) .......................... 6 pontos
Estruturação do discurso .................................................................. 3 pontos
Correção linguística*
3........................................................................ 3 pontos
Cenário de resposta
A resposta pode contemplar os aspetos que a seguir se enunciam, ou outros considerados relevantes.
O poeta defende que os verdadeiros heróis são aqueles que adquirem uma capacidade de resistência e
um sentido da honra que os faz desprezar as recompensas e os privilégios imerecidos.
4.
Aspetos de estruturação do discurso e correção linguística (F) .......................... 12 pontos
Estruturação do discurso ..................................................................
7 pontos
Correção linguística*............................................................... 5 pontosCenário de respostaA resposta pode contemplar os tópicos que a seguir se enunciam, ou outros considerados relevantes.
Na última estrofe, o herói é caracterizado como aquele que:
– adquiriu serenidade com a experiência – «repousado» (v. 34) –, pelo que se distancia do homem
comum – «embaraçado» (v. 36);
– ascende a um «alto assento» (v. 35), de onde observa, com distância, os comuns mortais – «O baxo
trato humano» (v. 36);
– se tornará ilustre por merecimento e não por cálculo (vv. 39 e 40);
– será reconhecido, nos territórios onde as leis forem justas, como alguém capaz de governar
(vv. 37 a 39).
GRUPO II
Chave
Item /Versão 1 /Versão 2/ Pontuação
1.1. (C) (D)
5
1.2. (B) (A)
5
1.3. (D) (C)
5
1.4. (A) (B)
5
1.5. (C) (B)
5
1.6. (A) (C)
5
1.7. (B) (D)
5
2.1.
(Oração) subordinada (substantiva) completiva 5
2.2.
Predicativo do sujeito 5
2.3. (d)a versão em castelhano 5
INFORMAÇÃO COMPLETA EM http://cdn.gave.min-edu.pt/files/451/Portugues639_CC1_12.pdf