Total visualizações

01 outubro 2015

O Capitão Vasco da Gama em resposta a um Velho na Praia do Restelo

Tendo em conta que os motivos da nossa viagem são os mais nobres, sinto-me no direito de vos responder,  respeitável Velho que ficais na praia do Restelo.


Quanto à procura de fama e glória de que nos acusais, procuramos fama e glória para a nossa nação, queremos que Portugal se eleve, pois merece tal. É verdade que este feito poderá não correr da melhor forma, mas são altas as hipóteses de alcançarmos o nosso propósito e Portugal conhecerá imenso e ficará reconhecido por esse feito.
A guerra poderá dar-nos a glória, mas creio que o prejuízo será maior que o que podemos ter nest empresa que ora criticais. Seguindo para a Índia por meios marítimos ganhamos mais do que ir para a guerra com os Mouros. É necessário que alarguemos os nossos horizontes para que a Terra Lusitana possa crescer. Somos possuidores de vários produtos que podemos exportar para outros Continentes, para além da Cristandade que temos de espalhar.
Não nos ficaremos por promessas vãs, queremos que o povo se refira a estes navegadores como gloriosos e cumpridores dos seus objectivos.

Carina Duarte, João Desiderio, João Rodrigues e Rita Vicente (16/10/2012)

1 comentário:

Noémia Santos disse...


Atenção Rita, Joões e Carina

Obrigada pelo contributo. Vejo algum esboço de argumentação, a mais interessante em torno do contraponto da guerra (contra-argumentação) mas há muito a melhorar.

O vosso texto tinha muitos erros sintáticos e alguma inconsistência nos argumentos. Verifiquem o que emendei.

Têm de ter mais cuidado. Está ao v. alcance fazer melhor.