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25 outubro 2012

Exercício escrito - conteúdos e estrutura

O Exercício é constituído por três grupos:
I - Texto de Os Lusíadas - Questionário de análise de conteúdo e estilística/uso expressivo da língua
II - Gramática
III - Expressão escrita - texto expositivo-argumentativo
 

Conteúdos temáticos de Os Lusíadas a dominar:
Visão global
Ø O estatuto do herói - mitificação
Ø Deuses e homens
Ø Nacionalismo e Universalismo
Ø Simbologia:
 Velho do Restelo – a «humana condição» do desafio, da desobediência
.  Adamastor - «descobrir os segredos escondidos»
 Ilha dos Amores – a recompensa: amor + sabedoria
 
Reflexões do Poeta: críticas e conselhos aos Portugueses
- Finais dos cantos I, V, VI, VII, VIII, IX e X -

Deve ser capaz de refletir sobre o valor pedagógico das Reflexões do Poeta,  que se apresenta como:
Ø um homem experiente e sabedor - «honesto estudo com larga experiência misturado»
Ø um guerreiro e poeta – “Numa mão sempre a pena e noutra a espada".
 
Gramática e Estilística
Entre outros, deverá revelar conhecimento e fazer uso de:
-      noções de versificação (metro, rima, sílaba métrica…)
-      formas de tratamento
-      marcas de pessoa (1ª/3ª), associados a objetividade/ subjetividade
-      tempos verbais - papel e uso estilístico (ex. do imperativo, do condicional, do futuro; da diferença perfeito/imperfeito...)
-      formação de palavras + processos de renovação lexical; o caso dos latinismos e cultismos
-      articuladores frásicos próprios para dar opinião, persuadir, convencer, exemplificar, etc.
-      vocativo; diferentes tipologias de frase e seu uso, por ex. a interrogativa, a exclamativa
-      frase imperativa – relacionar com os atos elocutórios diretivos: «Olhai/vede/inclinai» - com uma função apelativa, mobilizadora;
-      recursos e figuras de estilo adequadas a persuadir, convencer, comover, criticar, em especial: ironia, metáfora, interrogação retórica, enumeração, reiteração/anáfora, comparação
-      diferentes tipos de argumentos – por analogia, de autoridade, etc.
 
 
 
Informação suplementar sobre os critérios:
* Resposta restrita
O afastamento integral dos aspetos de conteúdo implica que a resposta seja classificada com zero pontos.
**Resposta extensa (Grupo III)
Ø  Os critérios de classificação estão organizados por níveis
Ø  A produção escrita integra os parâmetros:
- Tema e Tipologia
- Coerência e Pertinência da Informação
- Estrutura
- Coesão, Morfologia e Sintaxe, Repertório Vocabular, Ortografia.
Conteúdo e estrutura

Nível

Desenvolvimento do tema e estrutura do texto

5

Muito bom

Trata de forma criativa o tema proposto.

Produz um discurso coerente

Define com clareza uma ideia/um ponto de vista

Redige um texto estruturado, evidenciando um bom domínio dos mecanismos de coesão textual:

Marca corretamente os parágrafos;

Utiliza, com adequação, conectores diversificados e outros mecanismos de coesão textual.

Mobiliza com intencionalidade um repertório lexical variado e pertinente

4

Bom

Trata, sem desvios, o tema proposto.

Produz um discurso globalmente coerente, com algumas ambiguidades pouco relevantes

Define com clareza uma ideia/um ponto de vista

Redige um texto bem estruturado, utilizando conectores e outros mecanismos de coesão textual.

Marca os parágrafos corretamente, com alguns desvios que não afetam a articulação lógica

Mobiliza um repertório lexical adequado e variado.

3

Suf.

Trata o tema proposto, embora apresente alguns desvios

Produz um discurso globalmente coerente, apesar de algumas ambiguidades evidentes

Define uma ideia/ um ponto de vista, eventualmente com lacunas que não afetam, porém, a inteligibilidade

Redige um texto pouco estruturado

Marca parágrafos, mas com falhas

Utiliza apenas os conectores e os mecanismos de coesão textual mais comuns embora sem incorreções graves

Mobiliza um repertório lexical adequado, mas pouco variado.

2

Insuf.

Trata globalmente o tema, mas com desvios notórios.

Define uma ideia/um ponto de vista identificável, mas de forma confusa;

Redige um texto com deficiências de estrutura, evidenciando um domínio insuficiente dos mecanismos de coesão textual

Marca parágrafos, mas com incorreções de alguma gravidade

Utiliza de forma escassa e/ou deficiente os conectores

Utiliza um vocabulário comum, com algumas impropriedades

1

Muito Fraco

Desvia-se do tema

Não define uma ideia/um ponto de vista identificável

Redige um texto de estrutura deficiente, evidenciando um domínio muito insuficiente dos mecanismos de coesão textual

Utiliza vocabulário elementar e restrito e/ou inadequado.
 
Correção Linguística
Desvalorização de 1 ponto:
- Erro inequívoco de pontuação.
- Erro de ortografia (incluindo erro de acentuação, uso indevido de letra minúscula ou de letra maiúscula inicial e erro de translineação).
- Erro de morfologia.
- Incumprimento das regras de citação de texto ou de referência a título de uma obra.
Desvalorização de 2 pontos:
- Erro de sintaxe.
- Impropriedade lexical.


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