Total visualizações

13 junho 2012

Texto crítico/de opinião



O destino da pátria
por VASCO GRAÇA MOURA

 O país está afundado numa crise económica e financeira para que não se vê saída próxima, mas (…) [num] clima de fuga à realidade e amplificações ensurdecedoras (…) [temos o ] Euro 2012. Agora, não faltará o singular empenhamento da comunicação social, engendrando expectativas desmesuradas de triunfo e criando em todas as almas verdadeiramente lusitanas o frisson patriótico daquelas manhãs de nevoeiro em que uma redenção colectiva nos há-de chegar pela biqueira ágil dos craques, pondo termo às nossas angústias.

De cada vez que há um campeonato destes, seja ele da Europa ou do mundo, é assim. Na rádio, na televisão, nos jornais, nos blogues, nas redes sociais, esse desmedido desassossego futebolístico em tempo de crise tem ocupado mais tempo e requerido mais atenção do que qualquer dos magnos problemas do país.

Investe-se conscientemente num jogo de ilusões e panaceias. Gastam-se rios de dinheiro em reportagens e em verbosas retóricas publicitárias que se proclamam apostadas em mobilizar o melhor das energias colectivas em torno de um objectivo de vitória, num trejeito impagável e convicto, como se estivesse em jogo a própria sobrevivência nacional.
Nos jornais, e sobretudo na televisão e na rádio, concentram-se todos os esforços numa cobertura noticiosa que é verdadeiramente maníaca na sua maneira de perder tempo e despender meios, obstinando-se em coisas sem importância nenhuma.”

- 218 palavras -
Fonte: DN, disponível em http://www.dn.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=2605835&seccao=Vasco Gra%E7a Moura&tag=Opini%E3o - Em Foco, consultado em 13 de junho de 2012.


Como veem, não é preciso encher o texto de opinião de expressões como
«Na minha opinião», «penso que» e, menos ainda, de «acho que»!!!
Quem tem opiniões a dizer - diz e defende-as! Não precisa de anunciar.
O importante é definir claramente o assunto e a opinião, sustentada em argumentos.




1 comentário:

Noémia Santos disse...

Atenção:

Este texto é, justamente, polémico para vos dar vontade de pensar, discutir, discordar, avançar razões...

Mas,claro, que gostei dos 3-2!