Total visualizações

13 junho 2012

Grupo III - tema de desenvolvimento (ex.)

O mar não é só passado, é o desafio do futuro
"Dos navegadores portugueses, Fernão de Magalhães é aquele que teve direito a dar nome a uma galáxia. Faz sentido, ele próprio avistou por volta de 1519 essa Nuvem de Magalhães quando navegava no hemisfério sul. E nos séculos XV e XVI os oceanos eram um desafio tão grande como hoje o espaço. Pouco se conhecia, muito se temia, raros eram os que ousavam desafiar o desconhecido.
Foi o mar que nos fez grandes como país. (...) No grande museu marítimo de Hamburgo, cidade portuária alemã, são homenageados com bustos os sete grandes navegadores da história mundial: um islandês, um chinês, um italiano, um britânico...e três portugueses - Magalhães, Bartolomeu Dias e Vasco da Gama. Um trio que se construiu na companhia de outros grandes como Gil Eanes, Diogo Cão, Pedro Álvares Cabral.
Riquezas foram muitas as que o mar nos trouxe. Mas se o passado marítimo foi glorioso, o futuro promete. Do turismo à pesca, da energia das marés à exploração das profundezas marítimas, há tanto por aproveitar. (…) Precisa-se agora é de gente sem medo, de empresários empreendedores, de governantes sábios. Foi assim há cinco séculos, como cantou Camões. Pode voltar a ser assim. O mar não é passado. É futuro.
Com a terceira maior zona económica exclusiva dos países da União Europeia, Portugal dispõe ainda de 1853 quilómetros de costa, repartidos pelo litoral continental e as regiões da Madeira e dos Açores. Trata-se de um património inigualável.
No contexto de dificuldades económicas que Portugal atravessa, esta situação geográfica privilegiada coloca-nos perante o desafio de encontrar formas de melhor utilizar e rentabilizar os recursos naturais. Naturalmente que este desígnio só é alcançável se houver um forte empenho, económico e político, na aposta de "regresso" ao mar."
- 298 palavras -

DN, 10 de junho de 2010, disponível em http://www.dn.pt/inicio/opiniao/editorial.aspx?content_id=2600622&page=-1, consultado em 13 de junho de 2010.

1 comentário:

Noémia Santos disse...

Destaquei ideias centrais e argumentos; sublinhei exemplos.

Se quiserem, podem agarrar só nestes tópicos - que corresponderiam ao PLANO - e partir dessa "planificação" para um novo texto, escritos por vós.

Descado a azul a ideia-chave que constitui o tema.