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19 junho 2012

Exame

Olá, a todos!

Espero que tenha corrido bem e não tenha havido tempestade - a não ser de ideias:
  • não houve supresas quanto às matérias dos grupos I e I B - a matéria que privilegiámos nas revisões e um dos temas que mais treinámos e que temos no blogue;
  • a gramática era a prevista, com uma frase muito semelhante à dos nossos penúltimo e último exercício (conforme as turmas) 
  • a III tinha um tema atual, com relação com a parte I, se quisessem.
Apenas a 4. do Grupo I (que era justamente a de linguagem mais complexa e que completava a ideia dos 4 últimos versos da estrofe anterior), bem como o texto do grupo II pode ter causado alguma perturbação (nas 4 primeiras) por conter passagens num português menos acessível. Mas isso...

Creio que quem estudou ao longo do ano e fez as revisões, não tem muito a temer (exceto os que têm problemas de escrita, que ficam sempre muito dependentes do resto).

Boa sorte e cabeça fresca para os restantes exames.


 
Cá vai correção:

A
1.
......................................................................................................................... 20 pontos


Critérios específicos de classificação
Aspetos de conteúdo (C) ..................................................................................... 12 pontos


Cenário de resposta


A resposta pode contemplar quatro dos tópicos que a seguir se enunciam, ou outros considerados

relevantes.

Os «que são de fama amigos» evidenciam, entre outras, as

qualidades seguintes:


– determinação – «Mas com buscar, co seu forçoso braço» (v. 17);

– esforço – «forçoso braço» (v. 17);

– combatividade – «Vigiando e vestindo o forjado aço» (v. 19);

– coragem – «Vigiando e vestindo o forjado aço» (v. 19);

– resistência – «Sofrendo tempestades e ondas cruas» (v. 20); «Vencendo os torpes frios no regaço / Do

Sul, e regiões de abrigo nuas» (vv. 21 e 22);

– abnegação – «Engolindo o corrupto mantimento / Temperado com árduo sofrimento» (vv. 23 e 24);

– firmeza – «E com forçar o rosto, que se enfia, / A parecer seguro» (vv. 25 e 26).


*

Vide Fatores de desvalorização, no domínio da correção linguística, dos itens de construção – resposta restrita e

resposta extensa (p. C/5).





2.

Aspetos de estruturação do discurso e correção linguística (F) .......................... 8 pontos

Estruturação do discurso .................................................................. 4 pontos
Correção linguística*.......................................................... 4 pontos


Cenário de resposta
A resposta pode contemplar os tópicos que a seguir se enunciam, ou outros considerados relevantes.

Nos versos de 5 a 16, o poeta desvaloriza, por oposição aos «que são de fama amigos», aqueles que:

– vivem à sombra da glória dos antepassados (vv. 5 e 6);

– se entregam ao prazer, ao luxo, à avidez e à preguiça (vv. 7 a 12);

– não resistem ao vício (vv. 13 a 16).

O uso da anáfora reforça esta intenção crítica, ao sublinhar, pela repetição da negativa, aquilo que deve

ser rejeitado – «Não encostados…» (v. 5); «Não nos leitos…» ( v. 7); «Não cos manjares…» (v. 9); «Não

cos passeios…» (v. 10); «Não cos vários…» (v. 11); «Não cos nunca…» (v. 13).



3.

Aspetos de estruturação do discurso e correção linguística (F) .......................... 6 pontos

Estruturação do discurso .................................................................. 3 pontos

Correção linguística*
3........................................................................ 3 pontos

Cenário de resposta
A resposta pode contemplar os aspetos que a seguir se enunciam, ou outros considerados relevantes.

O poeta defende que os verdadeiros heróis são aqueles que adquirem uma capacidade de resistência e
um sentido da honra que os faz desprezar as recompensas e os privilégios imerecidos.


4.
Aspetos de estruturação do discurso e correção linguística (F) .......................... 12 pontos

Estruturação do discurso ..................................................................
7 pontos
Correção linguística*............................................................... 5 pontos
Cenário de resposta

A resposta pode contemplar os tópicos que a seguir se enunciam, ou outros considerados relevantes.
Na última estrofe, o herói é caracterizado como aquele que:
– adquiriu serenidade com a experiência – «repousado» (v. 34) –, pelo que se distancia do homem
comum – «embaraçado» (v. 36);
– ascende a um «alto assento» (v. 35), de onde observa, com distância, os comuns mortais – «O baxo
trato humano» (v. 36);
– se tornará ilustre por merecimento e não por cálculo (vv. 39 e 40);
– será reconhecido, nos territórios onde as leis forem justas, como alguém capaz de governar
(vv. 37 a 39).




GRUPO II



Chave

Item /Versão 1 /Versão 2/ Pontuação

1.1. (C) (D)

5


1.2. (B) (A)

5


1.3. (D) (C)

5


1.4. (A) (B)

5


1.5. (C) (B)

5


1.6. (A) (C)

5


1.7. (B) (D)

5


2.1.

(Oração) subordinada (substantiva) completiva 5


2.2.

Predicativo do sujeito 5

2.3. (d)a versão em castelhano 5



INFORMAÇÃO COMPLETA EM http://cdn.gave.min-edu.pt/files/451/Portugues639_CC1_12.pdf

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