Total visualizações

28 abril 2013

VISITA DE ESTUDO A MAFRA- 29 de abril - 9h00

PROGRAMA

8H45 -ESCOLA - ENCONTRO
9H00 - ESCOLA - PARTIDA

MAFRA

10H00 OU 10H30

VISITA GUIADA:
- APRESENTAÇÃO GERAL DA OBRA
- VISITA AOS ESPAÇOS DO PALÁCIO NACIONAL DE MAFRA

12H00 (+-) - ALMOÇO

15H00 - TEATRO
Leitura encenada de MEMORIAL DO CONVENTO, de José Saramago.


"Era uma vez um Rei que fez a promessa de levantar um convento em Mafra. Era uma vez a gente que construiu esse convento. Era uma vez um soldado maneta e uma mulher que tinha poderes. Era uma vez um padre que queria voar e morreu doido. Era uma vez."


Este romance articula o plano da História (espaço físico, social e cultural) com o plano da ficção e o plano do fantástico.


O título Memorial do Convento sugere memórias de um passado relacionado com a construção do convento de Mafra, com tudo o que de grandioso e de trágico representou como símbolo do país.
A verdade histórica do reinado de D. João V (no século XVIII) - o reinado, a construção do convento de Mafra, a Inquisição e os autos-de-fé - serve de base para a narração ficcional e a reinvenção histórica






PALÁCIO NACIONAL DE MAFRA

Deixo uma imagem da fabulosa Biblioteca fundada por D. João V, um monarca controverso.
"Um dos mais importantes monumentos do Barroco em Portugal, o Palácio Nacional de Mafra é um símbolo do reinado absolutista de D. João V. Das suas 1200 divisões, realce para a Biblioteca, uma das mais importantes do século XVIII, com um acervo de cerca de 35 mil volumes, para o Convento, que constitui um património religioso ímpar no nosso país, para a Basílica, obra-prima da arquitectura setecentista, e para os famosos Carrilhões, conjunto único no mundo pelas suas dimensões e beleza do seu mecanismo."


Fonte: Turismo de Portugal





1 comentário:

Noémia Santos disse...

ATENÇÃO:

Autorizações em punho!

(e os € das 2 meninas que estão em falta)

O Farnel está feito?