Total visualizações

10 abril 2013

A relação entre Baltasar e Blimunda

Baltasar e Blimunda


Cartaz do filme "Perhaps Love", em [URL: home.wangjianshuo.com/archives/2005]
“Memorial do Convento” - Baltasar e Blimunda -
A relação entre Baltasar e Blimunda é uma lição de vida. Ele é maneta, perdeu uma mão na guerra. Ela tem poderes sobrenaturais, vê o interior das pessoas. Fazem parte do povo, do mais baixo nível da sociedade, são alvos de injustiça, não têm bens materiais de valor, vivem as mais variadas dificuldades ... mas tudo isto é suportado por algo que hoje em dia parece estar em vias de extinção: o amor.
Mas falo de amor verdadeiro, não é daquele amor que algumas amigas dizem sentir umas pelas outras,uma semana depois de se conhecerem, ou daquelas pessoas que têm relações por interesse, como acontece também em “Memorial do Convento” entre D. João V e D. Maria Ana.
Falo do amor que tem a capacidade de unir duas pessoas numa só, capaz de fazer ultrapassar os mais variados obstáculos, capaz de dar força nos momentos mais críticos...isto sim, é amor verdadeiro! E é isso que acontece neste romance: só mediante um amor puro e verdadeiro é que este casal pôde enfrentar as adversidades que enfrentou, sempre unido, e mesmo quando a morte ameaçava ser o destino irreversível para Baltasar, Blimunda retirou-lhe a vontade, salvando-o: "Então Blimunda disse, Vem. desprendeu-se a vontade de Baltasar Sete-Sóis, mas não subiu para as estrelas, se à terra pertencia e a Blimunda."

E é com base nesta história que faço um apelo à sociedade de hoje em dia e que sirva de exemplo. O dinheiro, o poder, os bens materiais...tudo isso é secundário e não vale de nada se não existir amor. O amor é a essência da vida! Amem-se uns aos outros, sejam unidos, lutem em conjunto, partilhem felicidade e tristeza. (...) E lembrem-se, nem todo o dinheiro do Mundo chega para comprar amor!

Assinado: Carlos Gonçalves 12º H nº4
05 Junho, 2008 20:23
José Saramago afirmou, há anos, numa entrevista: "Escrevo para compreender". O desafio que vos lanço não é menor: o de "ler para compreender". O quê?
Memorial do Convento ajuda-nos a compreender o quê?
Vai juntando os teus registos, notas, pensamentos, para depois redigires um texto pessoal.

16 comentários:

Anónimo disse...

gay do caralho

Anónimo disse...

És triste

Anónimo disse...

Punhetassssssss

Anónimo disse...

Boa tarde, gostaria só de reiterar as mensagens supramencionadas, isto é, eu também acho que és um "gay do caralho"; "és tristre" e provavelmente devias esgalhar/bater/açoitar umas "Punhetassssssss".

Muito obrigado,

Querido anónimo

Anónimo disse...

Oh seu filho de uma criatura ignóbil, tem mas é respeito, este texto é informativo, está excelente, não venhas rebaixar!

Anónimo disse...

devias morrer como os judeus

Unknown disse...

Fight de betos?

Anónimo disse...

Penso que este texto tenha uma exímia importância na educação dos jovens da atualidade. AO CONTRÁRIO DO QUE ESTES CABRÕES ESTÃO PARA AQUI A FAZER, CAMBADA DE PESSOAS SEM VIDA. anyways, ly all
A todos os anónimos <3

Anónimo Circunspecto disse...

Mais amor, menos repugnância verbal...

Anónimo disse...

gostaria de deixar aqui o meu cometário em relação a este texto e suas respostas: CONAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

obrigado
porto é merda

Unknown disse...

cona

Anónimo disse...

cona

Anónimo disse...

A VOLUMOSA PIÇA DO KÁKÁ

Anónimo disse...

Já vi e inorme

Eu disse...

Consideiro,pessoalmente,a tua analise de muito proveito, não só pelo seu conteúdo objetivo da obras mas também pela valiosa mensagem e a espontaniedade, personalidade, e coragem com a qual a apresentas face as possíveis críticas. Um mensagem de luz e verdade entre trevas. Obrigado!

Anónimo disse...

wtf se passou aqui, meu caro, olha isto ajudou no me trabalho congrats meu caro ta fixe period