Total visualizações

11 abril 2012

Leitura - apoio à compreensão das obras

Deixo esta ficha de apoio, elaborada pela equipa do Plano Nacional de Leitura da nossa escola, em especial para ajudar a Patrícia e o Filipe, dois dos representantes da Escola Henriques Nogueira na fase distrital do concurso.

Mas quem quiser aproveitar para o contrato de leitura...

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

FASE DISTRITAL (preparação)

Flush, Uma biografia, de Virgínia Woolf


1       . Indica se as afirmações que se seguem são verdadeiras (V) ou falsas (F).

1.     O livro Flush – Uma Biografia é uma narrativa humorada sobre o cão da poetisa Elisabeth Barrett Browning.


2.     Flush, o cocker spaniel de pelo dourado, vive os primeiros meses de vida em Three Mile Cross, na casa dos Mitfords, antes de ser vendido a Miss Barrett.


3.     O quarto das traseiras do nº 50 da Wimpole Street, a rua “mais imponente e impessoal de Londres”,  passa a ser a nova residência de Flush.


4.     Na descrição do primeiro encontro de Miss Barrett e Flush, o narrador realça a identificação entre o cão e a sua dona, referindo semelhanças físicas.


5.     Esta biografia leva-nos a outra biografia, uma intriga paralela, a vida dos Brownings.

6.     Flush, pelo seu grande apego a Miss Wilson, torna-se um cão enciumado e  acredita que ninguém a ama tanto quanto ele.



7.     Nos passeios que dá em Regent’ s Park, Flush aprende que os cães têm os mesmos direitos independentemente da casta a que pertençam.


8.     É  através da focalização do protagonista que o narrador apresenta paisagens e alguns dos momentos mais marcantes na intriga paralela.


9.     O episódio de Whitechapel permite-nos visualizar um mundo de desigualdades, proprício aos jogos de poder e corrupção.


10.  Em Itália, Flush constata que também há categorias sociais entre os cães  e acomoda-se às regras impostas (ex. andar de trela).






B. Comenta uma das seguintes  afirmações:



a)      Em Flush - Uma Biografia, “ a verbalização das ocorrências não se faz, muitas vezes, através de uma  descrição de tipo visual, mas sim de natureza olfativa”.



b)     Vírginia Woolf,  através desta narrativa, tece , em estilo espirituoso e bem-humorado, ácidos comentários sobre a sociedade inglesa vitoriana e os seus valores.

Sem comentários: