Total visualizações

27 abril 2012

Coragem e determinação de lutar contra a adversidade



“Felizmente há luar” é uma peça de Sttau Monteiro que visa a reflexão sobre a época da escrita - 1961 -  através duma história sobre os conflitos entre grupos sociais em 1817; mas como se vivia em ditadura, a censura impediu a representação da mesma.


Na obra, são feitas diversas críticas a aspetos da sociedade da época, como o autoritarismo dos governantes, a opressão das classes dirigentes, o oportunismo, e imoralidade dos denunciantes que se vendem por um cargo político ou por dinheiro. Todavia o papel dos justos é reforçado por meio da coragem e da honradez reveladas, revigorando a luta pelas suas convicções independentemente das consequências que possam sofrer.

Porém os problemas denunciados na peça perduraram até à revolução de 25 de Abril que trouxe, a liberdade e a democracia. Desde então houve um disparo tecnológico e cientifico que trouxe melhor qualidade de vida para todos. Contudo, alguns problemas persistem como o da falta de determinação dos populares face à injustiça, já que facilmente se deixam enganar pela oratória dos políticos, que têm como objectivo a manipulação do povo em face das realidades do país.
Temos de agir para mudar e dizer não à demagogia política e ter coragem e determinação de lutar contra a adversidade, pois, bem vistas as coisas, a revolução dos cravos apenas nos trouxe liberdade, e não o fim das injustiças, porque elas ainda duram.

Mariana Freitas 12ºB




Mariana (mas como lição para todos)

Atenção à construção frásica: o texto tem de ser coerente e ter coesão sintática - a aspetos da sociedade da época, como o autoritarismo dos governantes, a opressão das classes dirigentes, o oportunismo e imoralidade dos denunciantes que se vendem
E
da sua coragem e da honradez
E
que trouxe, a liberdade e a democracia - não há /, / entre o predicado e os complementos

Só nestas frases perdias 10 pontos,  um valor!!!

Sem comentários: