Embora o tenhamos utilizado bastante no 10º ano, quando fizemos alguns dos exercícios, deixo o sítio gram@atica, para os que não estiveram connosco e/ou para os que têm mais dificuldades com estas questões linguísticas, gramaticais ou de pragmática.
Realço as áreas que me pediram.
gram@tica - sítio oficial, criado pelo Ministério da Educação, com materiais para revisões + exercícios gramaticais http://area.dgidc.min-edu.pt/GramaTICa/
Textos de apoio, para revisões gramaticais, organizado por temas
Explicação sobre formação de palavras
Exercício sobre formação de palavras (online)
Exercício sobre atos ilocutórios (com correção, no final)
Ainda: para quem não esteve connosco noutros anos e pediu info. sobre Cesário Verde,
podem consultar o blogue, vários "posts" de Maio (sobretudo o de 28 de Maio) e 1 de Junho de 2011.
5 comentários:
"Stora", podia meter exercicios para de orações coordenadas e subordinadas?
Professora, no exame de 2011 2ª fase, não percebo qual o truque para identificar o sujeito no grupo II 2.1.
Obrigada
Vou procurar o que pediram.
Respondo daqui a pouco.
Obrigada.
NS
PERGUNTA:
2.1. Identifique a função sintáctica desempenhada pelo pronome pessoal em «e não o descobriram»
RESPOSTA:
(linha 17).2.1. Complemento directo
REPARA:
A primeira coisa a fazer reler a frase toda, no texto:
"Partiram à procura do Prestes João – e não o descobriram."
O truque com pronomes é ver sempre bem qual o nome que eles substituem. Aqui, é como se dissessem:
Partiram à procura do Prestes João – e não descobriram Prestes João."
Não descobriram O QUÊ?
Quem descobre, descobre alguma coisa/alguém (VERBO TRANSITIVO, pede COMPLEMENTO DIRETO)
O resto é o truque conhecido. Rever textos de apoio ao estudo dos verbos transitivos:
O QUÊ? - CD
A QUEM? - CI
Ficou claro?
Bom trabalho.
NS
Vou fazer um post novo com exercícios sobre coordenadas e subordinadas.
A correção vai no comentário respetivo. Vai lá só quando terminares!
Noémia S.
Enviar um comentário