Total visualizações

02 janeiro 2012

Youropia - Juventude da Europa

Bom ano,  para todos vós.

Como combinado, relembro o Projeto, apelando à v. rápida organização - grupos de 2 ou 3, como indicámos - para criarem o inquérito e o trabalho que permita responder às questões essenciais (as sugeridas e/ou outras que acharem pertinentes).

IN ENGLISH; AS YOU KNOW!

Para orientar a investigação dos alunos, eis o enquadramento do projeto:
 
"Youropia - Juventude da Europa"é um projeto destinado a motivar os alunos para refletirem sobre o seu estilo devida e atitudes, os seus problemas e medos e sobre a sua integração no espaço europeu.


OBJETIVOS
·  promover a integração europeia, tomando consciência dos padrões europeus de educação, trabalho ecidadania;
·  mudar a atitudepassiva em relação à escola e aos assuntos europeus;
·  promover odesenvolvimento pessoal, incluindo a melhoria das capacidades de integraçãosocial e de diálogo interpessoal e intercultural;
·  melhorar as capacidadesno uso da(s) língua(s) estrangeira(s);
·  encorajar a mobilidadedos jovens nos seus períodos de aprendizagem;
·  desenvolver as TIC.


Os alunos tentarão responder a questões como:
o que são os jovens europeus? como vivem? com quem vivem? o que fazem? o que querem? que hobbies têm? o que estudam? qual a sua cultura? que medos e receios têm?

que Europa os espera? o que é a União Europeia? que civilização é esta? que valores defende? qual a sua história? que futuro se pode esperar para ela? que economia? que empregos? onde serão esses empregos? como é que a crise atual afeta a Europa? as migrações: oportunidade ou ameaça?

que instituições decidem as vidas destes jovens? que avaliação fazem os jovens europeus das suas instituições e dos políticos que as representam?

que intervenção podem e devem ter os jovens europeus (a nível profissional e cívico) para sair da crise?

Sem comentários: