Total visualizações

14 dezembro 2011

O Portugal somos nós

Caros colegas, estamos a entrar na época natalícia, aquela época do ano em que só se fala de paz, amor e coisas boas. Mas, tenho uma novidade, este Natal de 2011 vai ser marcado pela diferença!
Às nossas casas, vão falhar os exagerados enfeites de natal; às ruas das nossas cidades, vai faltar o brilho; ao pai natal, vão faltar os presentes; aos nossos pais, o subsídio de natal, e a Portugal o que não faltam são dívidas.
Meus caros, de facto este natal vai ser estrondoso! Enfim, a crise é assim mesmo, desinstala-nos do nosso conforto. Talvez até venha a ter um balanço positivo, daqui a uns anos. Pois sempre ouvi dizer que depois da tempestade vem a bonança, depois da crise, há-de vir a prosperidade (ou pelo menos, esperemos nós).                                                                         
Mas este Portugal mais do que um país, é uma nação de riqueza incalculável! Rica sim, em espírito, em anos e anos de história, cultura única, beleza. Mas não só, jovens, Portugal é rico porque nós somos Portugal. Somos o futuro deste pequeno grande país. Temos de lutar, fazer valer a vontade e o empenho. Em cada 129 idosos só há 100 de nós, temos de vencer os números e romper com as estatísticas, tal como Camões dizia “mais do que prometia a força humana”.
Eu sei que somos capazes! A nossa insatisfação vai incansavelmente motivar-nos e esfalfa-nos até aos nossos objectivos. E porquê? Porque somos portugueses, e se já chegámos à índia, já não há nada que não nos seja possível conquistar.
A nossa Universidade Nova de Lisboa ganhou ontem o prémio de melhor escola de Gestão. As nossas universidades de Aveiro, Coimbra e Porto estão entre as primeiras quatrocentas melhores do mundo. Esta é uma das mais-valias de Portugal: o ensino. Concluíram o mestrado, em 1991, 297 indivíduos, enquanto em 2010, 19 anos depois, havia 12.515 indivíduos a completar um mestrado – estes dados indicam claramente que o número de portugueses com um elevado grau de especialização subiu brutalmente.

Tudo isto mostra um Portugal de qualidade. Um Portugal com potencial. Com estudos podemos vencer na ciência, na economia, investir num futuro promissor, fazer descobertas, se já foi possível levar os portugueses à índia, o homem á Lua, então deve existir um lugar para nós jovens portugueses, um quinto império como nos fala Fernando Pessoa. Vamos agarrar-nos ao que temos de bom, estudar, aprender, para mais tarde virmos a mudar este Portugal e colocá-lo no pedestal que merece. E depois sim, dar as boas festas num natal com mais felicidade e menos preocupação.

Inês Vieira, nº10, 12ºB
11 Dezembro, 2011 19:10

Sem comentários: