Total visualizações

13 dezembro 2011

O antes e o depois


Devido à iniciativa de D. João II e D. Manuel houve investimento no conhecimento – astronomia, matemática, geografia – mas também conhecimentos práticos, associados à  arte de navegar. Esta aprendizagem levou-nos aos Descobrimentos portugueses que nos permitiram alcançar e ligar diversas partes do mundo. O que nos facilitou obter diversos produtos como as plantas, mais alimentos, mais produtos manufaturados e também mais conhecimento, o que levou Portugal, a Europa e o resto do mundo a tornarem-se num mundo novo.


 
Também no futuro, podemos voltar a tirar partido do mar, como se sugeria no discurso do Presidente da República. Assim, o mar permite-nos obter mais alimento porque a agricultura não tem capacidade  para suportar as populações, se estas continuarem a aumentar.

Através das ondas do mar, aproveitando a nossa longa costa e mar batido,  podemos produzir eletricidade.
Portugal, incluindo a ilha dos Açores e da Madeira, encontra-se rodeado de mar por todo o lado, o que permite que haja transporte de mercadorias, pois os barcos permitem que se transporte os contentores grandes, e apesar de ser mais caro que o transporte de avião, torna-se mais económico porque transporta em maiores quantidades.
O nosso continente tem um dos maiores portos da Europa e situa-se no ocidente do continente, ou seja, em Sines.
Esta imensa corrente de água, ou seja, o mar, que nos rodeia vai possibilitar-nos, num futuro próximo, um maior conhecimento e um maior aproveitamento, através das engenharias, da biotecnologia e da .  ligação das universidades às empresas, o que permitiu que os alunos aplicassem os seus conhecimentos teóricos em práticos.

 Podemos comparar o mar com o horizonte, pois ambos estão cada vez mais longe à medida que avançamos, o mar parece acabar onde o horizonte começa. Mas não podemos temer-nos. Há que avançar.

Trabalho realizado por:
Maryline Matos 12ºB

Sem comentários: