Total visualizações

31 outubro 2011

Teste intermédio de Português

carrega nos livros...

Para que não sintam o peso do teste intermédio quando já for demasidado tarde...deixo-vos as informações que acabam de ser publicadas pelo GAVE sobre os conteúdos, estrutura da prova e cotações. Clica na imagem!

Quanto aos conteúdos, a questão que mais nos preocupava - a da matéria literária/dos textos literarários deste ano - foi clarificada: NÃO é incluída no teste matéria literária do 12º ano. As escolas do país são livres de organizar/gerir o programa (desde que o cumpram) e pode haver situações diferenciadas.

No que se refere à gramática, funcionamenteo da língua, descrição e reflexão linguísticas, bem como à expressão escrita - vem tudo (ou quase) desde a primária. É como em Matemática.

Preparem as gramáticas: para a semana, recomeçaremos com as oficinas gramaticais - funções sintáticas básicas > funções internas ao grupo verbal e ao grupo nominal.

O ritmo será o das vossas necessidades de consolidação das matérias; quanto mais bem preparados e equipados com os materiais de apoio vierem, mais depressa avançaremos. A ordem de abordagem será:

Funções sintácticas ao nível da frase:

Sujeito

Sujeito simples
 Sujeito composto
 Sujeito nulo
Predicado
Modificador
Vocativo
Funções sintácticas internas ao grupo verbal:
Complemento
Complemento directo
Complemento indirecto
Complemento oblíquo
Complemento agente da passiva
Predicativo
Predicativo do sujeito
Predicativo do complemento directo
Modificador

Funções sintácticas internas ao grupo nominal:
Complemento do nome
Modificador

Sem comentários: