Total visualizações

02 fevereiro 2014

A literatura e os media


A literatura é o conjunto dos livros relevantes que a Humanidade foi construindo ao longo dos tempos e é necessária para o desenvolvimento do mundo. Afinal foi devido a grandes e polémicos livros que aconteceram  mudanças significativas, algumas das quais levaram até a guerras.


Muitos afirmam que todo o conjunto dos media monopoliza o tempo de que dispomos, não dando espaço para a literatura e para o lazer. Discordamos deste ponto de vista; a televisão pode incentivar-nos a pegar num livro e a desfrutar de um serão diferente. Diferente porque não terá a apatia da televisão, mas terá o desafio de entrar num novo mundo que poderá despertar em nós uma insatisfação e revolta, uma liberdade superior de pensamento.

Por sua vez, a literatura refina a nossa sensibilidade e torna-nos mais críticos em relação ao mundo ao nosso redor, aliás, o objetivo da literatura é «moldar o mundo», tornando-nos, assim, mais abertos à mudança e ao desenvolvimento. Faz, ainda, com que o nosso vocabulário seja mais vasto, ajudando-nos em descrições do nosso estado de espírito. Quanto mais vocabulário tivermos, mais aberta a nossa mente está, isto é, teremos uma maior capacidade de leitura e de compreensão de grandes jornais e de livros mais complexos, o que irá, inevitavelmente, desenvolver a nossa cultura e, consequentemente, a cultura dos países.

Vivemos numa «época de especialização, onde cada um sabe muito sobre muito pouco» e a literatura se tornou especializada. Se não tivermos bases da literatura associada a romances e peças de teatro, por exemplo, não seremos capazes de compreender o que nos é comum.

Além disso, na internet já estão disponíveis obras integrais de autores de renome, impulsionando assim o cibernauta para a literatura online, e estimulando o desejo de conhecer outras obras semelhantes.
As bibliotecas com toda a literatura disponível facultam a toda a gente o direito ao acesso a uma experiência maior, mais alargada.

Ana Catarina Luís n.º 1, Ana Marta Carmona n.º 3, Maryline Matos n.º 20 e Rafael Pinheiro n.º 22, 12.º B
14 Outubro, 2011 09:59



3 comentários:

Anónimo disse...

Em primeiro lugar gostaríamos de elogiar a forma como foi abordado o tema, apesar de que na nossa opinião a introdução não remete diretamente para o desenvolvimento do texto em si.
Em segundo lugar pensamos que o texto está bem encadiado e que os argumentos têm lógica.
Contudo, não partilhamos da mesma opinião, no que diz respeito à relação dos media com a literatura.

Cláudia, Raquel, Rita, Joana C. 12ºB

Anónimo disse...

Gostariamos de vos dar os parabens pelo vosso texto. Na nossa opinião as ideias estão bem conseguidas, uma vez que falam das grandes conquistas da literatura, contudo o último paragrafo é um acrescento de informação e não um fecho de ideias.

João Gonçalo, Inês Pereira, Jéssica e Mariana (12ºB)

Anónimo disse...

Obrigada pelos contributos deixados.

Estou certa de que serão úteis.

Atenção à palavra "encadiado" - apesar de o som ser este, aind ase escreve " encadeados".

Gostaria que o próprio grupo comentasse as observações e sugestões dos colegas.

Boa semana.

profª Noémia S.