Total visualizações

28 novembro 2010

1942 - Levou a guerra mais perto da Rua Himmel


«O Diário da Morte: 1942. /Foi um ano para a eternidade, como 79, como 1346, para citar apenas alguns.»
P. 265


ANO 79

POMPEIA: Aos XXVI dias do mês de Augustus, Ano Primeiro do Império de Titus.

Torna-se evidente agora que o que vimos, e estamos vendo, é a maior catástrofe na História de nosso mundo, e que os deuses fizeram cair sobre a região de Campânia, em particular sobre a cidade de Pompeia, uma tragédia como ninguém experimentou antes. Há três dias, o ventre da terra explodiu nas vizinhanças, e reduziu este belo lugar a pó e cinzas, e ninguém conhecerá a razão.


Pompeia
Erupção do Vesúvio

Ano 1346

A "Peste Negra"

Muito do imaginário europeu sobre o final da Idade Média, século XIV, está ligado a um acontecimento absolutamente trágico - um dos mais trágicos de sempre, tendo em conta as consequências: a morte dizimou entre 30 e 40% da população europeia - várias dezenas de milhões de mortos.


1939-1945

Segunda Guerra Mundial foi o conflito que mais vítimas causou em toda a história da humanidade:50 milhões de mortos!


Desenho incluído no livro feito por Max, o pugilista judeu, na cave, utilizando as folhas de Mein Kampf; página a página essas folhas transformam-se em «esboços que, para ele, resumiam os acontecimentos que tinham tocado a sua vida anterior por uma outra.»

p. 240

1 comentário:

Anónimo disse...

é incrivel... começou por ser uma cuasa da natureza, depois um virus e depois os homens. Sou sincera, nao sei o que me choca mais, o facto de um vulcão explodir e destruir tudo o que encontra, um virus se espalhar e matar muita gente ou os homens se matarem uns aos outros. como é possivel os homens, seres racionais, sejam capazes de uma barbaridade destas?

Mariana Freitas 11ºB