Total visualizações

31 outubro 2010

Análise do discurso de B. Obama aos estudantes (II))


Este decurso fala-nos de responsabilidade, focada principalmente, na de cada um de nós pela nossa própria educação – “ (…) a verdade é que nem os melhores professores e os pais mais dedicados, nem as melhores escolas do mundo são capazes do que quer que seja se vocês não assumirem as vossas responsabilidades”.


A escola e os estudos são importantes não só para conseguirmos melhores empregos e garantirmos uma vida melhor mas também para decidir o futuro do nosso país, confrontado com problemas/desafios do futuro, diz Barack Obama. Uma população instruída é capaz de resolver os maiores problemas, como a fome, a pobreza, a falta de igualdade e de liberdade – “Todos vocês são bons em alguma coisa. Não há nenhum que não tenha alguma coisa a dar (…). Têm de trabalhar, estudar, aprender para isso. E não é só para as vossas vidas e para o vosso futuro que isso é importante (…) Aquilo que aprenderem na escola agora vai decidir se enquanto país estaremos à altura dos desafios do futuro (…) Precisamos que todos vocês desenvolvam os vossos talentos, competências e intelectos para ajudarem a resolver os nossos problemas mais difíceis. Se não o fizerem – se abandonarem a escola –, não é só a vocês mesmos que estão a abandonar, é ao vosso país”.


Como modo de peroração do discurso, B. Obama decide apelar aos alunos que muitas vezes tendem a desistir, quando surgem maus resultados, a não renunciarem dos seus objectivos porque “algumas das pessoas mais bem-sucedidas do mundo são as que sofreram mais fracassos” – para persuadir os destinatários, apela às paixões e emoções (movimento-tipo: amplificação) – “Falhei muitas e muitas vezes na minha vida. E por isso fui bem-sucedido. Estas pessoas alcançaram os seus objectivos porque perceberam que não podemos deixar que os nossos fracassos nos definam, temos de permitir que nos ensinem as suas lições”.

As últimas e destacadas frases do discurso tornam a tocar no coração dos alunos, visando, com sucesso, comover o auditório, com frases de apoio, orgulho e crença no trabalho e dedicação dos mesmos – “Espero grandes coisas de todos vocês. Não nos desapontem. Não desapontem as vossas famílias e o vosso país. Façam-nos sentir orgulho em vocês. Tenho a certeza que são capazes”.

Filipe M. Ferreira

28 Outubro, 2010 23:28



Créditos da imagem: http://edfood.org/archives/120

Sem comentários: