Total visualizações

13 outubro 2010

100 Anos Volvidos

2010 (ou antes...ou depois)

5 de Outubro de 1910

Eis o texto dos vossos colegas, glosando o mote do discurso de Martin Luther King

Caros compatriotas,

É com enorme prazer que nós, alunos do ensino secundário, estamos aqui convosco para reflectir sobre o futuro do nosso país.

Há um século, a união fez a força. A subjugação do país aos interesses coloniais britânicos, os gastos da família real, a ditadura de João Franco, a aparente incapacidade de acompanhar a evolução dos tempos e de se adaptar à modernidade fizeram com que na revolução de 5 de Outubro de 1910 se implantasse a República em Portugal. Um regime que visa os interesses públicos, a administração do bem público onde todos podemos ser ouvidos e expressarmos as nossas opiniões.

Mas, cem anos volvidos, a verdade é que Portugal enfrenta uma das maiores crises económicas desde então: cerca de 11% da população portuguesa (mais de 600 mil cidadãos) está desempregada e Portugal perde, externamente, cerca de dois milhões de euros por hora.

Hoje, o governo Português, aconselhado pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) comunicou ao país o aumento do IVA (Imposto Sobre o Valor Acrescentado) de 21% para 23%. Esta medida visa diminuir o défice orçamental de 9,3% (2009) para 7,3% (2010) assim como a dívida externa (actualmente está a 76,8%).

É normal que numa primeira impressão os Portugueses chumbem as medidas tomadas pelo Estado, devido a uma má imagem a que o Governo está associado, relacionada com o insucesso de políticas governamentais anteriores.A subida do IVA, na verdade, pode resolver alguns dos problemas de Portugal, visto que o imposto é aplicado apenas a singulares, não afectando as exportações. Garante, assim, receitas imediatas ao Estado. Esta medida apenas resultará se no futuro o Governo não voltar a cometer os mesmos erros, caso contrário voltaremos ao estado dos dias de hoje.
É por isso que nós, imparciais e informados, vimos apelar-vos ao sentido crítico.


Filipe Ferreira, Luís Gonçalo Gomes, Maria Rita e Patrícia Antunes 11ºA

13 Outubro, 2010 22:05


Crédito de imagens:

"Crise", de Rodrigo, in Expresso, online em http://eideguimaraes.wordpress.com/2010/05/18/cartoon-38/

5 de Outubro de 1910 - http://angnovus.wordpress.com/2010/10/02/nos-tambem-nao/

Eliminar

Sem comentários: