Total visualizações

19 novembro 2009

Eu e Pessoa

Na poesia ortónima de Fernando Pessoa existe, a meu ver, uma estrofe do texto Autopsicografia que traduz a ideia principal desta escrita: "O poeta é um fingidor./ Finge tão completamente/ Que chega a fingir que é dor/ A dor que deveras sentes."


Tal como disse Fernando Pessoa, "um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos" mas, neste caso, o poeta não tem necessariamente de sentir o que escreve e é por isso que o poeta se tornou um dos maiores génios da literatura, com a sua capacidade de interpretar e compreender as coisas e as pessoas, ou melhor, a sua capacidade de "abrir a janela para dentro". "O hábito único de sonhar possibilitou uma extraordinária nitidez de visão interior".

Quando se fala na poesia ortónima de Fernando Pessoa também se pode associar a uma unidade de opostos, ou seja, binómios. Consciência-inconsciêcia e sentir-pensar são dois binómios em que Fernando Pessoa se baseia. Por exemplo no poema "Ela canta, pobre ceifeira" está presente o binómio consciência-inconsciência, por exemplo: "Ter a tua alegre inconsciência/ E a consciência disso!". No poema "Isto", por outro lado, o binómio sentir-pensar pode-se notar na 1ª estrofe: "Eu simplesmente sinto/ Com a imaginação./ Não uso o coração".

Conclui-se que Fernando Pessoa revela a consciência de que "o poeta é um fingidor" e tudo o que escreve não é resultante dos seus sentimentos ou estado de espírito, mas sim de uma capacidade intelectual de "sentir com a imaginção"...


João Francisco Bastos nº 12

3 comentários:

Ana Filipa Gomes disse...

Mais uma citação de Fernando Pessoa relacionada com o teu tema: "Viver é ser outro"

Ana Filipa Gomes disse...

Peço desculpa pelo duplo comentário, mas descobri outra que pode ser interessante para analisar: "Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância, pois nada tem importância. Faço paisagens com o que sinto." Fernando Pessoa

Catarina Custódio disse...

Primeiro teste -15
segundo teste -18
outros contributos:
ficha de verificação de leitura do “Memorial do Convento”;
leitura expressiva do poema “Nevoeiro“ ; análise escrita deste mesmo poema e a
respectiva publicação no blog; apresentação do livro “Desconhecido nesta morada”
no âmbito do contrato de leitura. Assim sendo considero que a minha nota será 16.
Aspectos a melhorar no 3ºperíodo:
-expressão escrita
-organização do tempo disponível para realizar o exercício escrito
-participação