Total visualizações

21 outubro 2009

Literatura versus Tecnologia ou Meios Audiovisuais

Nos dias de hoje, a literatura é compatível com a tecnologia. Este tema tem originado muita controvérsia, é ambíguo e necessita de um cuidado especial para ser tratado. A importância da literatura e da tecnologia para a sociedade e sua compatibilidade farão parte do assunto deste texto.

A literatura serve como ferramenta ou utensílio para combater a iliteracia e é um instrumento de cultura indiscutível. O problema é que, como dizia Carlos de Andrade: "A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede. " Por vezes as pessoas entretêm-se com passatempos fáceis, denominadamente, alguns que os meios audiovisuais oferecem, como concursos e outros programas televisivos muito básicos, ou diálogos (?) sem sentido em redes sociais de 600 amigos, com quem se fala de tudo superficialmente e de coisa nenhuma em profundidade. (1)
Mas a tecnologia também tem os seus convenientes, entre os quais, a aprendizagem de indivíduos invisuais graças às várias edições de livros possíveis com a tecnologia. É um exemplo de compatibilidade, pois os livros ficam disponíveis a um grande número de pessoas.

Com o avanço da ciência e da tecnologia, será que esta compatibilidade estará ameaçada? Não estará este avanço tecnológico a empobrecer a nossa cultura e educação? Ninguém pode negar que, sem a tecnologia e os meios audiovisuais, a literatura perdia também uma forma de ser divulgada. Por exemplo, a divulgação dos prémios nobel da literatura para o mundo deve-se à televisão. É mais um elemento a favor da compatibilidade entre a literatura e os meios audiovisuais.

José, 12º A
21 Outubro, 2009 23:17

(1) Foram acrescentados dois exemplos, porque no exame terão de ter isso em conta.

Sem comentários: